Topo

Ford reaparece após queda de avião e diz que é "ótimo" voltar a "Star Wars"

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

10/07/2015 22h43

O ator Harrison Ford fez a primeira aparição pública após grave acidente de avião que sofreu em março deste ano. O astro da saga "Star Wars" esteve na San Diego Comic-Con para acompanhar o elenco na apresentação de novidades sobre o sétimo episódio da franquia, previsto para chegar às telas no final do ano.

Ao entrar na sala lotada de fãs, Ford deu um selinho em Carrie Fisher, atriz que interpreta a princesa Leia na saga original, e garantiu estar bem de saúde após o acidente. "Estou bem. Caminhei até aqui, então quão mal posso estar?"

O astro de 72 anos disse que chegou a sentir que poderia soar "ridículo" voltar a encarnar o personagem Han Solo em um novo "Star Wars", mas que rapidamente acostumou-se à ideia. "Foi ótimo! Era a empresa certa, diretor certo, a história certa. Fiquei muito orgulhoso", diz Ford, que esteve nos três filmes originais da saga de George Lucas - "Guerra nas Estrelas" (1977), "O Império Contra-Ataca" (1980) e "O Retorno de Jedi" (1983).

"Os originais realmente foram o começo da minha carreira e sou muito grato pela oportunidade que aqueles filmes me deram e pelo sucesso que fizeram. Então, [volta à saga] foi ótimo", concluiu.

Além de Ford, Fisher e o diretor J.J. Abrams, o painel dedicado a "O Despertar da Força", sétimo episódio na cronologia de "Star Wars" levou a San Diego o veterano Mark Hammil, o Luke Skywalker da trilogia inicial.

"Nós começamos de onde paramos, mas já havíamos parado há muito tempo", explica a eterna princesa Leia, Carrie Fisher. "Às vezes nós três nos reuníamos e observávamos. Ficamos conhecidos como as pessoas do legado. Foi bom conhecer a nova equipe", completou a atriz de 58 anos, referindo ao novo elenco da saga, que inclui Adam Driver, Domhnall Gleeson,  Gwendoline Christie, John Boyega, Oscar Isaac e Daisy Ridley.

Os três veteranos da saga foram questionados sobre como imaginavam que seus personagens estariam. Ford confessou que nunca pensou sobre o assunto, porque não achava que faria outro "Star Wars". Fisher revelou que esperava elementos mais femininos: "Tratamentos faciais avançados, lasers capilares estranhos", brincou. Já Hammil esperava um destino difícil para Luke Skywalker. "Considerando que a única mulher que mexeu com ele foi sua irmã, acho que ele estaria morando sozinho, em um iglu no deserto, sem pessoas por perto, só androides".

"Episódio VII: O Despertar da Força" tem previsão de estrear no Brasil em 17 de dezembro de 2015.