Topo

Del Toro diz que inverteu papéis de gênero em "A Colina Escarlate"

Jessica Chastain em cena de "A Colina Escarlate", de Guillermo del Toro - Divulgação
Jessica Chastain em cena de "A Colina Escarlate", de Guillermo del Toro Imagem: Divulgação

Beatriz Amdendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

11/07/2015 19h41

Guillermo Del Toro apresentou neste sábado (11) seu novo longa, "A Colina Escarlate", e levantou uma discussão sobre o sexismo em Hollywood. O longa de terror, protagonizado por Mia Wasikowska, Jessica Chastain e Tom Hiddleston, terá reviravoltas no que se refere aos papéis de gênero, adiantou o diretor.

"Queria criar um filme clássico e elegante com protagonistas fortes", afirmou o diretor. "Tenho duas filhas fortes, minha mulher é minha namorada de colégio e também é muito forte. Mas geralmente as mulheres são damas em perigos nessas produções. 'A Colina' é um romance com algumas reviravoltas. É mais livre de estereótipos de gêneros, há mais liberdade. Acho que é nossa responsabilidade pegar esses grandes dramas e contá-los de outra forma".

Definindo o longa como "o filme mais bonito que já fiz", Del Toro disse que pela primeira vez se sentiu à vontade para fazer um filme mais complexo em inglês, quando geralmente reserva essa temática para seus longas em espanhol. "Eu estava esperando que teríamos que cruzar aquela linha, ouvir que era demais. Mas isso não aconteceu. Pela primeira vez me senti completamente livre para fazer um filme adulto em inglês".

Estreante no gênero do terror, Wasikowska contou que o diretor a ajudou a entrar nesse universo. "Guillermo me deu uma edição de Frankenstein com uma dedicatória, na qual ele me explicava sobre esse universo. Foi muito bom ser guiada por ele".

Warcraft

O painel da Legendary, onde foi apresentado o trabalho do Del Toro, também mostrou detalhes sobre a adaptação para os cinemas do game "World of Warcraft". De acordo com o diretor Duncan Jones, o filme foi pensado de uma forma que despertasse o interesse em todas as pessoas, não só nos fãs do jogo. 

A atriz Paula Patton contou que o trabalho foi um de seus maiores desafios, já que ela interpreta uma meio humana, meio orc. "Ela é testada. Se encontra em meio aos humanos e sua vida muda. Ela nunca se encaixou em nenhum dos dois mundos. É surreal ver esse mundo agora".

Já o ator Dominic Cooper reclamou do peso dos figurinos. "Andávamos com perucas cheias de suor e armaduras pesadas. Eu mal conseguia levantar minha espada, era patético", disse.

Durante o painel, também foi exibido o trailer do filme. Nele é possível ver um mundo dividido entre orcs e humanos. Ao final, é apresentado o exército de humanos marchando contra as criaturas.

Trailer legendado de "A Colina Escarlate"