Topo

Ator indicado ao Oscar e cantor de folk, Theodore Bikel morre aos 91 anos

O ator Theodore Bikel, quando recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em abril de 2005 - Lucy Nicholson/Reuters
O ator Theodore Bikel, quando recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em abril de 2005 Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 17h41

O ator e cantor Theodore Bikel, já indicado ao prêmio Tony e ao Oscar e conhecido por sua paixão pela música folk e pelo ativismo político, morreu na manhã desta terça-feira (21), no Centro Médico UCLA, em Los Angeles. Segundo o agente do ator, Robert Malcolm, a morte ocorreu por causas naturais, aos 91 anos.

O ator, que nasceu na Áustria, chamava atenção pela diversidade dos papéis que viveu. De um policial escocês até o capitão de um submarino russo, passando por um refugiado judeu, um capitão da marinha alemã e até o secretário de Estado americano Henry Kissinger. Como cantor, ele chegou a interpretar músicas em 21 idiomas.

Bikel também atuou em diversos programas de TV, gravou audiobooks, participou da produção de espetáculos de ópera e lançou mais de 20 álbuns de música folk.

Em 1958, ele foi indicado ao Oscar por sua interpretação de um xerife sulista em “Acorrentados”, drama sobre dois fugitivos da prisão –um negro, vivido por Sidney Poitier, e um branco, interpretado por Tony Curtis.

No ano seguinte, Bikel estrelou o espetáculo original da Broadway “A Noviça Rebelde”, no papel do Capitão Georg von Trapp. Ele havia feito sua estreia nos palcos da Broadway em 1955, no musical "Tonight at Smarkind", e foi indicado ao prêmio Tony em 1958, pela a sua atuação no espetáculo "The Rope Dancers".

Entre os seus papéis no cinema, destacam-se também o do um capitão de submarino soviético na comédia sobre a Guerra Fria “Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!”, lançada em 1966 e indicada ao Oscar. Já o papel do secretário Kissinger ele fez em um filme de TV chamado “The Final Daus”.

Um artista prolífico, Bikel ainda ajudou a fundar o famoso festival folk de Newport em 1959, no qual se apresentaram músicos como Bob Dylan e Johnny Cash. 

Nacido em 1924, em Viena, Bikel deixa sua mulher, Aimee Ginsburg; os filhos Rob e Danny bikel; os filhos adotivos Zeev e Noam Ginsburg, e três netos.