Topo

Stan Lee diz que achou "uma ótima ideia" ator negro viver o Tocha Humana

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 16h42

Desde que foi anunciado que Michael B. Jordan faria o papel do super-herói Tocha Humana no próximo filme “Quarteto Fantástico”, reboot dirigido por Josh Trank, o ator, que é negro, tem enfrentado o ódio de alguns fãs radicais do personagem. Isso porque o Tocha Humana dos quadrinhos, criado nos anos 1960, é um jovem loiro e de olhos azuis.

Em um artigo que escreveu em maio para a revista “Entertainment Weekly”, o próprio Jordan abordou o assunto, dizendo que, se Stan Lee, o escritor de quadrinhos que criou o Quarteto Fantástico (assim como outros personagens imortais da Marvel, como o Homem-Aranha, os X-Men e os Vingadores), não se importasse com o fato de ele viver o personagem, o resto dos fãs também não deveriam se importar. “[Se] Stan Lee escrever um email para o meu diretor, dizendo: ‘Você é bom. Estou OK com isso’, quem seria eu para ser contra?”, argumentou Jordan.

Procurado pela “E.W.", Lee –que quebrou barreiras raciais nos quadrinhos ao criar heróis negros como o Pantera Negra e o Falcão—deixou claro que aprovou a escolha do ator. “Está mais do que OK”, disse Lee. “Eu achei que foi uma ótima ideia!”

Aos 92 anos, o incansável presidente emérito da Marvel Comics acredita que os fãs que reclamaram da escolha do ator não o fizeram por racismo. “Eles ficaram bravos porque odeiam ver qualquer mudança feita em uma série ou em personagens com quem já estão tão familirizados. Em ‘Homem-Aranha’, quando arrumaram um novo ator, eles também ficaram chateados, mesmo que tivesse sido um ator branco. Eu não acho que tenha a ver com questões raciais tanto quanto o fato de eles não gostarem de ver coisas sendo alteradas.” 

Lee ainda conclui: “Mas eu acho que eles vão amar esse personagem. Então não estou nem um pouco preocupado com isso. Eu sempre tentei adicionar a esses grupos [de super-heróis] o máximo possível de diversidade racial porque é desse jeito que o mundo é”.