Topo

Tom Hanks escreveu carta aos 18 anos pedindo emprego em Hollywood

Tom Hanks, que em 2013 deixou o bigode crescer para viver Walt Disney - Getty Images
Tom Hanks, que em 2013 deixou o bigode crescer para viver Walt Disney Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 21h06

Antes de ganhar dois Oscars e se consagrar como um dos atores mais bem-sucedidos do cinema, Tom Hanks teve que ralar muito para conseguir seu lugar ao sol em Hollywood. Na juventude, chegou até a escrever para seus diretores favoritos pedindo uma oportunidade.

Dando "a cara ao tapa", o futuro astro fez, em 1974, com apenas 18 anos, um curioso apelo ao cineasta George Roy Hill, que acabara de levar o Oscar por "Um Golpe de Mestre", estrelado por Paul Newman e  Robert Redford.

A carta foi descoberta pela rádio "NPR" em Beverly Hills, na Motion Picture Academy Library, uma biblioteca que guarda alguns dos mais valiosos tesouros de memorabilia do cinema americano.

Em tom bem-humorado e humilde, mas sem deixar de ser audacioso, Hanks diz não ter músculos nem uma aparência estonteante, como a de um Deus grego, e que nem mesmo seria capaz de deixar o bigode crescer.

Ainda assim, o ator aspirante, que na epóca estudava na Skyline High School, de Oakland, na Califórnia, deveria ser levado em conta. Seis anos depois de enviar a correspondência, Hanks estrearia no cinemas no terror "Trilha de Corpos", do diretor Armand Mastroianni. A porta de entrada para os sucessos de "Splash - Uma Sereia em Minha Vida", "Quero Ser Grande", "Forrest Gump", entre tantos outros.

Leia abaixo a carta na íntegra.

Querido, Senhor Hill.

Eu vi o seu fantasticamente divertido e premiado filme "Um Golpe de Mestre", estrelado por Paul Newman e Robert Redford, e gostei muito. É tudo tão adequado e apropriado que você deveria me "descobrir". Sei que agora você deve estar pensando: "Quem é esse garoto?". E eu posso compreender as suas apreensões. Eu sou um zé ninguém. Ninguém fora da Skyline da High School já ouviu falar em mim. Minha aparenência não é estonteante. Eu não sou torneado como um deus grego, e nem mesmo posso deixar crescer um bigode, mas acho que, se as pessoas pagam para ver alguns filmes,  elas vão pagar para me ver.

Vamos trabalhar os detalhes de minha descoberta. Nós podemos fazer isso da maneira como a Lana Turner foi descoberta. Comigo sentado em um banquinho de lanchonete. Você entra, me nota e --BINGO--  eu sou uma estrela.

Ou talvez possamos fazer desta forma. Eu tropeço em seu escritório um dia e imploro por um emprego. Para se livrar de mim, você me dá um papel de dublê em seu próximo filme. Durante a filmagem, a estrela pode quebrar a perna no camarim, e, como as filmagens estão atrasadas, você arbitrariamente me coloca no papel, e --BINGO-- sou uma estrela.

Todos estes planos são bons para mim, ou poderíamos fazer da maneira que você quiser, não faz diferença! Mas vamos deixar uma coisa bem clara. Senhor Hill, eu não quero ser um figurão, um astro de Hollywood com meninas rastejando em cima, mas apenas um garoto americano de sua cidade natal que atingiu o grande momento, é dono de um Porsche, e chama Robert Redford de "Bob".

Respeitosamente,
Seu amigo para sempre,
Thomas J. Hanks
Alameda, Califórnia