Topo

Filme premiado em Berlim está fora da competição do Festival de Gramado

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 08h59

O filme "Que Horas Ela Volta?", estrelado por Regina Casé e dirigido por Anna Muylaert, está fora da competição do Festival de Gramado por conta de uma pré-estreia que fere o regulamento do evento.

De acordo com as normas do festival, os filmes em competição não poderão ser exibidos comercialmente ou realizar sessões de pré-estreia até o dia da premiação, que este ano acontece no 15 de agosto de 2015. No entanto, há uma pré-estreia marcada para o dia 11 de agosto em São Paulo. 

Premiado nos festivais de Sundance e Berlim, o filme foi aclamado pela crítica internacional e já aparecia nas competição como um dos fortes candidatos a Kikitos, estatuetas do Festival de Gramado. 

Mesmo fora da competição, a exibição do filme no primeiro dia do festival será mantida. Segundo a assessoria de imprensa do festival, tirar o filme do evento "seria uma frustração para o público que já adquiriu ingressos para ver o longa".

“Lamentamos a ausência do filme em competição, mas temos que respeitar nosso regulamento e não podemos frustrar o público. Entendemos que exibir o filme mesmo fora de concurso foi a melhor alternativa no momento”, avalia o curador Marcos Santuário, em declaração publicada no site oficial do evento.

Seguem em competição os longas brasileiros “Ausência”, de Chico Teixeira; “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda; “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles; “O Outro Lado do Paraíso” de André Ristum; “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho; “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart; e “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin.