Topo

Relatório constata que acidente com avião não foi culpa de Harrison Ford

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 16h21

O acidente de avião de Harrison Ford foi causado por uma peça solta no motor, anunciou nesta quinta-feira a National Transportation Safety Board, o órgão que investigou a queda.

Segundo o site TMZ, no seu relatório recém-publicado sobre o acidente de 5 de março, o NTSB disse que uma peça do carburador estava solta, provavelmente desde a reforma da aeronave, realizada há 17 anos.

O relatório também disse que a proteção na cabine não foi adequadamente reforçada, o que contribuiu para a gravidade dos ferimentos do ator. Ford foi seriamente ferido quando o avião caiu em um campo de golfe, em Venice, California, mas ninguém em terra ficou ferido.

Relato

O site Los Angeles Times teve acesso ao relatório e mostrou que Ford disse aos investigadores não se lembrar do acidente em si, mas retransmitiu o que aconteceu momentos antes.

"O piloto [Ford] relatou que o motor sofreu uma perda de poder. Ele afirmou que não tentou reiniciá-lo, mas manteve uma velocidade do ar de 85 mph e iniciou uma curva à esquerda e para trás, em direção ao aeroporto. No entanto, durante a abordagem, ele percebeu que o avião foi incapaz de chegar à pista", disse o relatório.

"Posteriormente, o avião atingiu o topo de uma árvore que foi de cerca de 20 metros de altura e, em seguida, impactou-se com o solo em uma área aberta de um campo de golfe", diz o texto.

Conhecido por seus papéis nas sagas "Star Wars" e "Indiana Jones", Ford foi obrigado a pousar em uma clareira no campo, a menos de 300 metros da pista do aeroporto.
 
De acordo com o relatório do NTSB, Ford reportou aos controladores de tráfego aéreo de Santa Mônica uma falha no motor logo após a decolagem e solicitou um retorno imediato para o aeroporto.