Topo

Festival de Veneza terá abertura com dois filmes "perdidos" de Orson Welles

Orson Welles em cena de "O Mercador de Veneza", filme inacabado de 1951 que foi restaurado e será apresentado no Festival de Cinema de Veneza - Reprodução
Orson Welles em cena de "O Mercador de Veneza", filme inacabado de 1951 que foi restaurado e será apresentado no Festival de Cinema de Veneza Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo.

07/08/2015 12h46

O Festival Internacional de Cinema de Veneza começará sua programação em 1º de setembro com uma homenagem ao cineasta norte-americano Orson Welles. E a novidade, segundo o site The Hollywood Reporter, fica por conta da primeira exibição das versões restauradas dos filmes "O Mercador de Veneza" (1969) e "Othello" (1951).

Concebido originalmente para um especial de televisão, "O Mercador de Veneza" ficou inacabado após um corte de verba. Segundo Welles, os negativos do filme foram roubados e penas alguns fragmentos sobreviveram. Mas com a recente descoberta do roteiro original e de notas do diretor, o filme foi reconstruído para o público vê-lo como Welles havia inicialmente previsto.

Além disso, a Orquestra Classica di Alessandria irá apresentar ao vivo a trilha sonora original do filme, composta por Angelo Francesco Lavagnino.

O festival também vai exibir uma nova restauração da versão original italiada de "Otelo". Welles supervisionou as filmagens do roteiro escrito por Gian Gaspare Napolitano. O filme foi programado para estrear em Veneza em 1951, mas Welles preferiu retira-lo alegando que ele não estava pronto. Uma versão mais curta em inglês foi apresentada em Cannes em 1952 e ganhou o Grand Prix. Agora poderá ser vista a original.

Depois dessa abertura, que homenageará o centenário do nascimento de Welles, o festival segue do dia 2 a 12 de setembro.