Topo

Venezuela e Argentina vencem prêmios principais do Festival de Veneza

Do UOL, em São Paulo

12/09/2015 15h20

O venezuelano “Desde Allá”, de Lorenzo Vigas, foi o vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. O anúncio foi feito neste sábado (12). Já Pablo Trapero ficou com o prêmio de melhor direção por "El Clan", o Leão de Prata. O grande prêmio do júri foi para “Anomalisa,” de Charlie Kaufman Duke Johnson.

O júri era presidido por Alfonso Cuaròn e integrado por Emmanuel Carrère, Nuri Bilge Ceylan, Pawel Pawlikowski, Francesco Munzi, Hou Hsiao-hsien, Diane Kruger, Lynne Ramsay e Elizabeth Banks. 

"Desde Allá" conta a história de homem gay de meia-idade que cruza as ruas de Caracas à procura de jovens companheiros. A obra tem como protagonista o ator chileno Alfredo Castro e aborda, além da homossexualidade, paternidade e problemas de gênero rechaçados pela sociedade atual. 

"El Clan", novo filme de Pablo Trapero ("Elefante Branco"), estreou no dia 13 de agosto na Argentina e já bateu 2 milhões de espectadores em seu país. Conta a história real da família Puccio, responsável por sequestros e assassinatos em um bairro de classe média alta na Buenos Aires dos anos 80. 

Brasileiro premiado 

O filme pernambucano "Boi Neon", dirigido por Gabriel Mascaro, venceu o prêmio especial do júri na mostra Horizontes do Festival de Veneza. A premiação foi anunciada pelo cineasta Jonathan Demme, também na tarde deste sábado. A menção é a segunda mais importante desta mostra, cujo vencedor foi "Free In Deed", de Jake Mahaffy.

Mascaro mostra o mundo de Iremar (Juliano Cazarré), um homem encarregado de cuidar dos touros da vaquejada, mas que sonha em ser estilista feminino; de Galega (Maeve Jinkings), motorista de caminhão que transporta os animais de uma arena à outra e que de noite faz striptease; de Cacá (Alyne Santana), a filha pré-adolescente de Galega; e de Zé (Carlos Pessoa), colega de trabalho de Iremar.

As atrizes brasileiras Valentina Herszage, Mari Oliveira, Júlia Roliz e Dora Freind também venceram o prêmio especial Bisato de Ouro por suas atuações no filme Mate-me por favor, da cineasta carioca Anita Rocha da Silveira, também na mostra Horizontes.

Veja lista de vencedores da competição principal

Leão de Ouro
“Desde Allá”  Lorenzo Vigas

Leão de Prata
“El Clan” (Pablo Trapero)

Grande Prêmio do Juri 
“Anomalisa,” Charlie Kaufman Duke

Prêmio Especial do Júri
"Frenzy" Emin Alper

Melhor Ator
Fabrice Luchini  (“Courted”)

Melhor atriz
Valeria Golino (“Per amor vostro”) Johnson