Topo

Filme "Um Senhor Estagiário" mostra como um idoso pode ajudar uma startup

Por Ricardo Feltrin, colunista do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 00h14

Filme que estreou nesta quinta-feira, 24, "Um Senhor Estagiário", com Robert De Niro e Anne Hathaway, é uma grata lição para jovens empreendedores. O filme da diretora Nancy Meyers mostra um idoso de 70 anos levando toda sua 'expertise' para uma jovem empresa que acaba de explodir na internet.

No filme, Ben Withaker (Niro), um ex-executivo que trabalhou 40 anos em uma empresa que produzia listas telefônicas, decide sair do tédio e do marasmo após ficar viúvo. Ele acaba se inscrevendo como estagiário ("The Intern", nome original do filme) em uma startup, criada por Jules Ostin (Hathaway).

A empresa vende roupas pela internet e tem um crescimento exponencial em seus primeiros 18 meses de vida. Só que o 'boom' de vendas e dinheiro não provoca só felicidade, pelo contrário. Com o sucesso vem cobranças, e, pior, o caos.

Além de De Niro e Hathaway, o filme conta com estrelas como Rene Russo (ainda lindíssima na terceira idade) e Adam DeVine (do chatérrimo seriado 'Workaholics', hoje exibido pelo canal pago Comedy Central).

Hathaway, a tímida e reservadíssima fundadora da empresa, começa com dois pés atrás com o "novo" estagiário cativante. Meio que o considera muito intrometido, mas ele se mostra tão observador, eficiente e eloquente que acaba atraindo a atenção e o afeto de toda a jovem empresa, inclusive a fundadora, que sofre para conciliar seu lado workaholic com a família (o marido larga a carreira para apoiá-la, maaaas... não, nada de spoiler).

O filme é cativante, embora longo (são quase 130 minutos), mas serve como excelente lição corporativa (e humana) para o atual novo mercado tecnológico, onde a molecada dita as regras, passa por cima de tudo e quase não se lembra que já existiu um universo social e econômico antes do advento dos nerds e da internet.
Literalmente, o filme é uma aula de vida. E, principalmente, de trabalho.

Filme - Um Senhor Estagiário
Onde - Circuito de cinemas pelo país
Avaliação - Bom