Topo

"Sabia há meses", diz diretor de "Perdido em Marte" sobre água no planeta

Cena do filme "Perdido em Marte", do diretor Ridley Scott, que disse já saber da existência de água líquida em Marte "meses atrás" - Divulgação
Cena do filme "Perdido em Marte", do diretor Ridley Scott, que disse já saber da existência de água líquida em Marte "meses atrás" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 21h06

O grande anúncio da NASA desta segunda-feira, 28, de que existe água líquida na superfície de Marte, veio em um momento perfeito para o filme de ficção científica “Perdido em Marte”, que estreia na próxima quinta, 1.

Em pouco tempo, teorias da conspiração surgiram no Twitter, com usuários alegando que o anúncio poderia ter sido uma jogada de marketing para impulsionar tanto o filme quanto a exploração da agência espacial no planeta vermelho.

E o diretor de “Perdido em Marte”, Ridley Scott, entrou na brincadeira de que a NASA estaria esperando o momento mais oportuno para apresentar as suas conclusões sobre a água em Marte. "Eu sabia há meses", disse Scott ao site Yahoo Movies.

Scott trabalhou de forma bem próxima com a NASA na produção do filme que conta a história de um astronauta americano (Matt Damon) que acaba abandonado por sua equipe em Marte é obrigado a se virar para sobreviver.

De acordo com Scott, o tema da água em Marte surgiu durante suas discussões com a agência. "Quando comecei a falar com a NASA eu disse: 'Eu sei que vocês têm essas enormes geleiras’ e eles disseram ‘Sim, aquela coisa branca maciça [sobre a superfície de Marte] que fica coberta de poeira, pensamos que é gelo’. Então eu disse: ‘Uau! Isso quer dizer que havia um oceano? Será que somos agora o que Marte era 750 milhões de anos atrás?’ E eles responderam ‘Hum, boa pergunta’. Então eles estão subindo lá agora para descobrir”, disse Scott na entrevista.