Topo

Jennifer Lawrence desabafa sobre ganhar menos do que "sortudos com pênis"

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 17h00

Jennifer Lawrence deu um forte depoimento sobre feminismo e os salários desiguais na indústria do cinema. Ela escreveu para a newsletter da também atriz e diretora Lena Dunham, de quem é amiga. Com o título "Por que eu ganho menos do que meus colegas de elenco?", a atriz falou abertamente sobre o vazamento de dados da Sony, em novembro do ano passado. Os documentos revelaram que Jennifer Lawrence e Amy Adams ganharam menos do que os colegas Bradley Cooper e Christian Bale no filme "Trapaça", de 2013.

A vencedora do Oscar por "O Lado Bom da Vida" explicou que prefere não se envolver nos "assuntos do momento" por parecer mais uma "modinha" do que uma causa. Mas que resolveu ser apenas honesta sem a intenção de incomodar ninguém. Inclusive, um dos pontos centrais no desabafo de Lawrence é justamente a mania que as mulheres têm de se comportar de uma maneira que não assuste ou ofenda os homens.

Partindo deste argumento, ela diz que inicialmente não ficou brava com a Sony, mas com ela mesma. Na carta, a jovem atriz admite que não foi uma boa negociadora ao tratar do salário em "Trapaça". "Eu não queria ficar lutando por alguns milhões de dólares que - depois de ter estrelado duas franquias ('X-Men' e 'Jogos Vorazes') - eu realmente não precisava", justifica. A atriz ainda revela que não queria parecer "difícil" ou "mimada". E que se arrependeu depois ao analisar sua atitude, já que os colegas homens (na carta ela ironicamente os apelida de "pessoas sortudas com pênis") nunca se preocuparam com qual imagem iriam passar ao estúdio e sim em serem firmes ao negociar. 

Eu estou farta de tentar achar uma maneira 'adorável' de dar minha opinião e ainda assim ser querida! Dane-se!
Jennifer Lawrence, comentando o machismo que existe contra as mulheres assertivas

Ela finaliza questionando se estamos todos condicionados a pensar que é comum ver homens no comando, mas quando se trata de mulheres costumamos rotulá-las. "Eu estou farta de tentar achar uma maneira 'adorável' de dar minha opinião e ainda assim ser querida! Dane-se!", escreveu. Sem citar nomes, Jennifer também destacou outro episódio revelado com o vazamento da Sony, em que um dos executivos chama Angelina Jolie de "garota mimada". "Eu apenas não consigo imaginar alguém falando isso sobre um homem", finalizou a premiada atriz.

Outras atrizes já tinham abordado o assunto publicamente. O mais notável foi o discurso de Patricia Arquette no Oscar deste ano. Ao receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante pela atuação em "Boyhood", ela pediu salários igualitários para as mulheres durante seu agradecimento. Foi saudada com entusiasmo por Meryl Streep, que recentemente também admitiu que seu salário é inferior ao dos colegas homens. Em Cannes, Salma Hayek declarou que "mulheres só ganham mais que os homens no cinema pornô."

REPERCUSSÃO

Depois da divulgação da carta de Jennifer Lawrence, a atriz Emma Watson, famosa por "Harry Potter", tuítou "Oh Jennifer Lawrence eu te amo tanto". Depois, retuítou um dos trechos da carta de Jennifer: