Topo

Imprensa britânica critica vilão de novo "007", mas exalta extravagâncias

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 17h26

O filme "007 Contra Spectre" estreia no Brasil no dia 5 de novembro, mas Londres receberá a première na próxima segunda-feira (26). A imprensa britânica já até começou a divulgar as primeiras críticas sobre o segundo filme do diretor Sam Mendes no comando da franquia e o último de Daniel Craig como Bond. 

O ritmo agitado e confuso da história é um ponto negativo quase unânime. Mas, ao conectar as histórias e personagens --inclusive alguns "ressuscitados"-- a avaliação final é positiva. 

"Na tentativa de fazer muito, acabaram perdendo o foco", opina Tom Huddleston, da revista "Time Out". O crítico vê um Franz Oberhauser nada convincente, apesar da boa atuação de Christoph Waltz. Ele aponta um problema de roteiro que deixa o vilão mais cômico do que assustador.

"Spectre-cular", elogia com trocadilho Guy Lodge para a "Variety". Segundo ele, a riqueza iconográfica agradará os nerds e todos os outros acostumados com as produções espetaculares da série. Lodge, porém, critica a rápida passagem de Bond por Roma, que acabou dando pouco destaque para Monica Bellucci, a tão esperada "Bond Girl madura".

Para Robbie Collin, do "The Telegraph", o filme é "a mais pura extravagância de Sam Mendes. Uma combinação de cenas de tirar o fôlego com os fantasmas do passado de 007", opina. "A epígrafe 'os mortos estão vivos' nunca fez tanto sentido. Nenhum filme da série foi tão bom em invadir seu próprio túmulo e recuperar o passado com tanto prazer", conclui o crítico.

No "Daily Mail", Brian Viner escreveu que "007 recupera seu melhor instinto assassino e glamouroso". Viner, porém, destaca que a narrativa acaba ficando confusa nas duas horas e meia de filme, que faz de "Spectre" o mais longo da franquia.

O filme

"007 Contra Spectre" é o 24º filme da franquia. Com Daniel Craig no papel principal, o agente 007 se infiltra em uma reunião secreta e descobre a existência da organização sinistra conhecida como Spectre. Além de Craig, que volta a encarnar o personagem, o filme conta com um elenco que inclui também Léa Seydoux, Monica Bellucci, Ralph Fiennes e Andrew Scott. Christoph Waltz, o vilão de "Bastardos Inglórios", volta ao papel do antagonista na nova produção.

Este será o quarto filme com Craig como 007, após suceder o irlandês Pierce Brosnan em 2005, e o segundo do agente secreto dirigido por Sam Mendes, após "007 - Operação Skyfall" (2012), que arrecadou US$ 1,1 bilhão no mundo todo.

Os produtores do filme escolheram o nome "Spectre" porque assim era conhecido o sindicato do crime internacional comandado pelo vilão Blofeld, que aparece pela primeira vez no romance "Operação Trovão", de Ian Fleming. O longa foi filmado no ano passado na Inglaterra, Áustria, Itália, México e Marrocos.