Topo

"Nise" leva troféu de melhor filme em Tóquio; Glória Pires é premiada

Do UOL, em São Paulo

31/10/2015 08h59

O filme "Nise - O Coração da Loucura", de Roberto Berliner, venceu neste sábado (31) o Grand Prix de melhor filme do 28º Festival de Tóquio. Glória Pires também levou o prêmio de melhor atriz por seu papel como a psiquiatra Nise da Silveira.

No evento, Berliner destacou que a alagoana Nise (1905-1999) foi sua "heroína" e disse que ela não era muito conhecida quando começou a fazer o filme, há três anos. "Era minha responsabilidade mostrar a história dela para o mundo", disse ele, que recebeu o troféu das mãos da atriz japonesa Kiwa e foi recepcionado pelo diretor norte-americano Bryan Singer, presidente do júri do festival. Glória Pires não estava presente no evento.

O longa aborda um período de cerca de uma década no qual Nise é reintegrada ao serviço público e vai cuidar dos internos do Cento Psiquiátrico Pedro 2º, no Engenho de Dentro, no Rio. A partir dos anos de 1940, a médica propôs aos pacientes atividades lúdicas, como pintura e cuidados de animais domésticos. A proposta, recebida como atitude comunista pelos colegas, chocou as alas mais conservadoras da psiquiatria tradicional, que defendiam métodos como eletrochoque e lobotomia.

"Nise - O Coração da Loucura" teve sua estreia internacional em Tóquio, e foi exibido em outubro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O filme ainda não tem previsão de lançamento comercial.

18 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Thiago KOF

Tá bom...

Minkovsky

Nise da Silveira é também minha heroína predileta.E fui beneficiado por ela, enquanto professor.Quando se fez uma exposição sobre o tema "Imagens do Inconsciente"fiquei um tempão lá dentro.Daí em diante ganheir o apelido de "psiquiatra de plantão",pois via uns desenhos rabiscados por meninos, estranhos.E dava o toque na orientadora."Faça testes e chame os pais de Fulano ou Fulana".Descobrimos inclusive casos de esquizofrenia infantil,precocedmente.Mas o episódio mais notável foi sua convivência durante DEZ ANOS com uma interna catatônica.Todo dia passava por ela e a cumprimentava:"Bom dia, fulana".Dez anos! Numa certa manhã, o "bom dia"foi respondido:"Bom dia,Doutora Nize!" A paciente finalmente começara a sair da crise,que a fazia ignorar totalmente o mundo em volta.E uns patrulheiros despeitados a lembrar seu passado de comunista.Foi sim?E daí?O uso de cães para minorar depressões e gatos para melhorar esquizofrênicos tb. é notável..

publicidade