Topo

Nos EUA, novo "Star Wars" não será recomendado para menores de 13 anos

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 17h42

"Star Wars: O Despertar da Força", que chega aos cinemas do mundo no dia 17 dezembro, recebeu sua classificação etária nos Estados Unidos.
A associação norte-americana MPAA (Motion Pictures Association of America) definiu o filme como "PG-13" —indicado para maiores de 13 anos.

A classificação é a mesma de "Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith" (2005), último filme da franquia, que pela primeira vez não foi considerada "PG" (um alerta mais moderado, que recomenda o filme "sob a orientação dos pais").

Na classificação americana, a "PG-13" alerta para cenas de "violência de ficção científica e algumas imagens intensas", que em "A Vingança dos Sith" se referiam, principalmente, aos momentos de derrocada do personagem Anakin Skywalker, que é mutilado antes de se transformar no vilão Darth Vader. Ou seja, é provável que cenas tão fortes como essa se repitam em "Star Wars: O Despertar da Força".

No Brasil, "Star Wars Episódio III" recebeu inicialmente classificação indicativa de 12 anos, que foi rebaixada para 10 após a estreia. Todos os outros filmes da série foram classificados como "livre".

O Ministério da Justiça ainda não divulgou qual será a classificação de "Star Wars: O Despertar da Força" nos cinemas brasileiros.