Topo

Diretor de "O Bom Dinossauro" é a cara do menino de "Up"; e não é por acaso

Peter Sohn, diretor de "O Bom Dinossauro", e o personagem Russell, de "Up" - Divulgação/Montagem UOL
Peter Sohn, diretor de "O Bom Dinossauro", e o personagem Russell, de "Up" Imagem: Divulgação/Montagem UOL

Guilherme Solari

Colaboração para o UOL

05/12/2015 17h42

A semelhança física com o escoteiro chatinho da animação "Up" não é mera coincidência. Peter Sohn, animador que veio a São Paulo divulgar "O Bom Dinossauro", novo longa-metragem do estúdio Pixar, na Comic Con Experience, foi a inspiração visual para a criação do personagem. Prestes a estrear seu primeiro filme como diretor, ele admitiu em conversa com fãs que sentiu "medo" ao abraçar a nova empreitada.

"Foi uma responsabilidade incrível. Eu tive que me cercar dos artistas mais talentosos e pesquisamos muito a anatomia dos dinossauros", recorda Sohn, que já havia trabalhado na equipe de animações de sucesso como "O Gigante de Ferro", "Procurando Nemo" e "Os Incríveis". 

Durante o painel, foram apresentados diversos aspectos do filme, que conta com tecnologia de animação digital de ponta e um realismo impressionante nos cenários de natureza. "Nós quisemos fazer um filme de dinossauro diferente, que mostrasse toda a força e magnitude da natureza," disse Sohn. "Fizemos um mundo realista, por mais que os personagens não fossem tanto, para mostrar todo o perigo da natureza."

Em contraste, o diretor explicou por que adotou uma estética mais cartunesca para o dinossauro do título. "Queríamos que ele se parecesse com um menino e causasse empatia na plateia. Em particular pelos olhos grandes e o corpo desengonçado, inocente."

Sohn também contou que buscou inspiração em filmes de faroeste. "Eu morei em um rancho com uma familia incrível por vários meses. E isso ajudou a construir a ideia de uma família, de um grupo tentando sobreviver. Tentei dar essa mesma sensação ao filme."

De origem coreana, ele lembra que se tornou animador assistindo a "Dumbo" com sua mãe. Não falava inglês ainda, mas conseguia entender a emoção da história através da animação.

"O Bom Dinossauro" estreia em 7 de janeiro no Brasil.

Veja o trailer de "O Bom Dinossauro"

Cenapop