Topo

Ricardo Boechat vai dublar personagem brasileiro em nova animação da Disney

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

05/12/2015 15h50

Durante a Comic Con Experience, neste sábado (5), a Disney anunciou que a versão nacional de sua próxima animação, "Zootopia", terá a inclusão de um personagem brasileiro: uma onça pintada jornalista, que será dublada pelo apresentador Ricardo Boechat, âncora da Band News FM e do "Jornal da Band", e terá o nome de Boi Chá.

"Quando eu recebi a proposta da Disney, fiquei muito surpreso", disse o jornalista. "Eu aceitei porque convivo com a Disney desde o princípio. E eu, com seis filhos, não paro de ter contato com ela. Sou capaz de cantar a música de 'Frozen' de trás pra frente", brincou, antes de entoar o refrão, sob aplausos da plateia.

"Eu nunca fiz algo nessa área, mas fiquei mais confortável por ser algo parecido com o que eu faço. Eu me preparei até demais, fiz gargarejo com gengibre, me preparei, e no final durou apenas 15 segundos a minha participação", divertiu-se.

Sobre o personagem, que só aparecerá na edição brasileira, Boechat disse que "foi uma forma de a Disney reconhecer o público brasileiro".

"Zootopia" tem estreia no Brasil prevista para fevereiro de 2016 e e se passa na metrópole de mamíferos de mesmo nome, e é protagonizada pela policial novata Judy Hopps e pelo raposo falante e vigarista Nick Wilde, que no Brasil terão as vozes de Mônica Iozzi e Rodrigo Lombardi.

O painel também contou com a presença de Lombardi, mas Iozzi não pôde comparecer porque, segundo o ator, "sofreu um revés".

"A gente passa o ano inteiro fazendo novela séria, mas gosta mesmo de chegar aqui no fim do ano e sentir essa energia nerd", brincou Lombardi, que falou do processo difícil de adaptar sua voz ao personagem e à do dublador original.

"Já vim na Comic Con como fã, agora estou apresentando, quem sabe um dia eu viro um Vingador", brincou o ator, que mostrou o trailer nacional do filme, no qual aparecem ele e Iozzi, além das animações.

Lombardi insistiu diversas vezes que queria ser um novo Vingador. "Eu adoraria ter o dinheiro do Tony Star, o bíceps do Hulk quando eu fico bravo. O Homem de Ferro é um caso de um super-herói que renasceu por causa do ator. Por isso me inspiro muito dele."

No início do painel, os diretores Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush apareceram em uma mensagem gravada para falar da inspiração, que veio de histórias como "Dumbo" e "Mogli". Eles também viajaram ao Quênia para estudar em primeira mão a anatomia e movimentação dos animais, e transformar essas características nos personagens bípedes da animação.

No longa, quando a coelha Judy chega a Zootopia, ela descobre que ser a primeira roedora numa força policial de animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar seu primeiro caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com a raposa Nick, para desvendar um mistério.

A direção é de Byron Howard ("Enrolados", "Bolt - O Supercão") e Rich Moore ("Detona Ralph", "Os Simpsons").