Topo

Estúdio quer proibir fan-film de "Star Trek" por ser muito profissional

Alec Peters, Brandon Stacy, John Muenchrath e Brian Gross durante filmagem de "Star Trek: Axanar" - Reprodução
Alec Peters, Brandon Stacy, John Muenchrath e Brian Gross durante filmagem de "Star Trek: Axanar" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/12/2015 19h16

O filme "Star Trek: Axanar", um longa-metragem independente feito por profissionais do cinema e financiado por fãs, deve enfrentar uma longa jornada na justiça. Os estúdios Paramount e CBS, que detêm os direitos da franquia, estão exigindo através de seus advogados uma liminar por violação de direitos autorais e propriedade intelectual porque o fan-film (filme amador produzido por fã) mostra ter alta qualidade profissional. Um processo foi aberto na semana passada em um tribunal federal na Califórnia.

Em comunicado enviado ao site da revista "Hollywood Reporter", a Paramount e CBS disseram que continuam a produzir novo conteúdo original para seu grande universo de fãs, mas dá a entender que a produção passou dos limites. "Os produtores de 'Axanar' estão fazendo um 'Star Trek' do qual eles se descrevem como um filme de 'Star Trek' independente totalmente profissional. Sua atividade claramente viola nossos direitos autorais, o que, naturalmente, continuaremos a proteger vigorosamente".

"Axanar" conseguiu arrecadar mais de US$ 1 milhão nos sites de financiamento coletivo Kickstarter and Indiegogo. Os produtores, liderados por Alec Peters, realmente estão dando ao filme status de qualidade profissional. "Enquanto alguns podem chamá-lo de fan-film, já que não somos licenciados pela CBS, 'Axanar' tem profissionais trabalhando em frente e atrás das câmeras, com uma equipe totalmente profissional --muitos os quais já trabalham em 'Star Trek'-- que farão 'Axanar' ter uma qualidade de 'Star Trek' que todos os fãs querem ver", publicaram eles.

Em entrevista ao "Hollywood Reporter", Peters disse que já estavam preparados para um possível caso na justiça. "E vamos defender esse processo", disse o produtor, que também é advogado. "Há uma série de questões que envolvem um filme feito por fã. Esse tipo de filme vem sendo feito há cerca de 30 anos, e outros já levantaram muito dinheiro".

"Axanar" se passa 21 anos antes do primeiro episódio de "Star Trek", antes da era do Capitão James T. Kirk. A trama conta a história do Capitão Garth e sua equipe durante a Guerra de 4 anos, contra o império Klingon.

O elenco traz alguns atores conhecidos da saga, como JG Hertzler e Gary Graham, o embaixador vulcano Soval da série "Enterprise". Além deles, há Richard Hatch (da série "Battlestar Galactica") como Kharn, o Comandante Supremo Klingon; e Michael Hogan ("Battlestar Galactica" e "Fargo"), que dará vida ao capitão Robert April.

O filme não tem data prevista para estreia, mas já foi precedido por um curta-metragem, "Prelude to Axanar", disponibilizado no canal Star Trek Axanar no Youtube.

Trailer do curta "Star Trek: Prelude to Axanar" (em inglês)

UOL Entretenimento