Topo

Com ajuda de fiéis, filme "Os Dez Mandamentos" já vendeu 150 mil ingressos

Mariane Zendron e Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 16h28

A versão de “Os Dez Mandamentos” para o cinema promete fazer tanto barulho quanto fez na TV no ano passado. A venda antecipada da versão para o cinema teve início no dia 1° de janeiro e conseguiu a façanha de vender 150 mil ingressos em quatro dias. O número é uma estimativa, já que os cinemas menores ainda não entraram na contabilização prévia da distribuidora.

A audiência maciça da novela (foram 144 milhões de telespectadores, colocando a emissora na vice-liderança isolada) explica parte deste fenômeno, mas a Igreja Universal do Reino de Deus, a IURD, cujos bispos e pastores controlam a Record, tem ajudado a transformar a travessia do mar Vermelho em um grande acontecimento também nos cinemas.

Segundo o UOL apurou, a Universal está incentivando que seus fiéis adquiram ingressos já na pré-venda. Além disso, grupos ligados à igreja têm fechado sessões para grupos em redes de cinema de diversas cidades do país.

A Cinemark, uma das redes onde se registrou a maior procura, e o Espaço Itaú --principal representante do circuito do cinema de arte, com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador-- confirmaram que há uma procura muito grande para essas exibições exclusivas, fechadas para grupos de evangelizações.

As duas redes também afirmaram que a procura pelos ingressos de “Os Dez Mandamentos” está acima do esperado. Na Cinemark, já há sessões esgotadas no dia da estreia, 28 de janeiro, nas principais capitais –quatro apenas em São Paulo. Já no Espaço Itaú, todas as sessões do primeiro fim de semana de estreia estão esgotadas em todos os cinemas da rede que vão exibir o filme.

UOL também apurou que algumas igrejas estão distribuindo ingressos ou fazendo promoções de meia-entrada. Na sede estadual da Universal em João Pessoa, na Paraíba, por exemplo, a orientação é para que os fiéis procurem os pastores para ter direito ao benefício.

Blockbuster do momento?

O número de 150 mil ingressos vendidos impressiona se comparado ao do blockbuster do momento, “Star Wars: o Despertar da Força”, que vendeu 600 mil ingressos antecipadamente durante dois meses da pré-venda, enquanto “A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” somou 645 mil ingressos em quatro meses. 

No site oficial da Igreja, o início da pré-venda foi registrado com pompa e imagens de bispos e pastores posando com seus ingressos. 

Em dezembro, o colunista do UOL Flávio Ricco afirmou que os pastores foram orientados, nos cultos, a quase obrigar que todos os fiéis seguidores assistam ao filme e o transformem, assim que chegar aos cinemas, em um grande campeão de bilheteria. A expectativa, em todos os setores, é que o filme ultrapasse a bilheteria recorde de "Tropa de Elite 2", que teve 11 milhões de espectadores.

A reportagem entrou contato com a IURD para saber sobre a influência na distribuição e compra conjunta de ingressos. Em nota, a IURD afirmou que apoia, “juntamente com nossos grupos voluntários e de projetos beneficentes em todo Brasil, que o público em geral tenha a oportunidade de assistir ao filme”, mas não desmentiu nem confirmou que esteja agindo de forma direta na aquisição de ingressos.

Distribuído pela Paris Filmes, o longa-metragem é escrito por Vivian de Oliveira e dirigido por Alexandre Avancini, que também assinam a novela, e conta com os atores Guilherme Winter, Sergio Marone, Gisele Itié, Samara Felippo, Sidnei Sampaio, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho e Larissa Maciel.

A edição para o cinema promete cenas exclusivas e um final inédito, que antecipará a segunda temporada da novela, marcada para estrear em março de 2016.