Topo

Cineasta Fernando Coimbra é indicado em prêmio de diretores dos EUA

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 17h06

O Directors Guild of America (Sindicato dos Diretores dos EUA), associação norte-americana de diretores de cinema, incluiu o cineasta brasileiro Fernando Coimbra entre os indicados de melhor diretor estreante, pelo filme "O Lobo Atrás da Porta".

Tradicionalmente, o DGA aponta cerca da metade dos indicados ao Oscar de melhor filme, além de dar pistas sobre o vencedor do prêmio de melhor diretor. O longa de Coimbra, no entanto, não chegou a ser indicado ao Oscar na categoria de filme estrangeiro.

Os concorrentes de Coimbra são Joel Edgerton, por "O Presente"; Alex Garland, por "Ex-Machina: Instinto Artificial"; Marielle Heller, por "The Diary of a Teenage Girl" (sem título em português); e Laszlo Nemes, por "Filho de Saul" --este último, vencedor do Globo de Ouro 2016 de melhor filme estrangeiro.

"O Lobo Atrás da Porta" --com Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento no elenco-- é o primeiro longa de Coimbra, que também foi responsável pela direção dos episódios 7 (Chorarás Lágrimas de Sangue) e 8 (A Grande Mentira) da série "Narcos", do Netflix. O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no ano passado e do prêmio Primeira Obra no 35º  Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de La Habana, em Cuba.

Atualmente, Coimbra roda o filme "Sand Castle", seu primeiro trabalho para o cinema americano, protagonizado por Henry Cavil ("O Homem de Aço") e Nicholas Hoult ("X-Men: Dias de um Futuro Esquecido").

Categoria principal

O DGA também divulgou os indicados da sua categoria principal de melhor direção. Concorrem Alejandro G. Iñárritu, por "O Regresso"; Tom McCarthy, por "Spotlight - Segredos Revelados"; Adam McKay, por "A Grande Aposta"; George Miller, por "Mad Max: Estrada da Fúria"; e Ridley Scott, por "Perdido em Marte".

Os indicados na categoria de televisão e documentário serão divulgados na quarta-feira (13). 

Os vencedores do prêmio DGA serão anunciados em um jantar-cerimônia no dia 6 de fevereiro, em Los Angeles.

Já a lista final com os indicados ao Oscar será anunciada na próxima quinta-feira (14), em cerimônia em Los Angeles. A festa para a entrega dos prêmios acontece em 28 de fevereiro.