Topo

Sindicato dos atores pede mais negros entre executivos de Hollywood

David White, executivo do sindicato de atores de Hollywood - Getty Images
David White, executivo do sindicato de atores de Hollywood Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/01/2016 16h16

Diretor do Screen Actors Guild, o sindicato de atores de Hollywood, o executivo David White reforçou as recentes críticas sobre a falta de diversidade do cinema americano, afirmando que é preciso aumentar a presença de minorias também nos cargos decisórios de Hollywood.

White, que é negro, publicou um comunicado sobre o tema nesta terça (26), cinco dias após a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, que organiza o Oscar, prometer que irá duplicar a presença de mulheres e representantes de minorias entre seus membros até 2020.

A polêmica começou no dia 14 de janeiro, depois do anúncio dos indicados ao maior prêmio do cinema, que este ano, pela segunda vez consecutiva, não incluiu atores negros, latinos ou representantes de outras minorias raciais, fato que levou nomes como o ator Will Smith e o diretor Spike Lee a boicotarem a premiação.

"Eu acho que é apropriado aplaudir Cheryl [Boone Isaacs, presidente da Academia, que é negra] e Dawn [Hudson, executiva de Hollywood], que sei que se importam bastante com esse tema e garantiram que isso se tornou uma prioridade", escreveu White.

"No entanto, este é apenas um passo. A verdade é que temos um problema corrente. Nós não temos pessoas suficientes de cor em posições de tomada de decisão."

Outros dirigentes do cinema também se manifestaram, incluindo Ken Howard, presidente do sindicato dos atores, que elogiou as ações da Academia para promover a igualdade racial, e Mike Hodge, presidente do Screen Actors Guild em Nova York.

Mike Hodge, presidente do Screen Actors Guild em Nova York - Getty Images - Getty Images
Mike Hodge, presidente do Screen Actors Guild em Nova York
Imagem: Getty Images

"Como um ator negro, fiquei extremamente frustrado que mais uma vez a Academia tenha ignorado não apenas boas, mas grandes performances", disse Hodge. "É insano que exista esse debate em pleno 2016. Isso tem que mudar. Deve-se reconhecer que a liderança da Academia deu passos importantes para começar essa mudança, e eu sou grato por aplaudir esses esforços "

Ao contrário do Oscar, o prêmio anual do sindicato dos atores, o SAG Awards, incluiu entre os indicados integrantes do elenco do filme “Straight Outta Compton”, que conta a história do grupo de rap N.W.A., e o ator Idris Elba, pelo longa "Beasts of No Nation”, na categoria de melhor ator coadjuvante.

"Não podemos descansar até que o nosso trabalho e os reconhecimentos e honrarias concedidas por ele reflitam a verdadeira diversidade de artistas e suas performances", concluiu Mike Hodge.

Nesta segunda-feira (25), Paris Barclay, presidente do Directors Guild of America (Sindicato dos Diretores da América), criticou executivos de Hollywood por não tomarem medidas suficientes para suprir a falta de papéis de mulheres e minorias.