Topo

Chanceler Angela Merkel recebe George Clooney e Amal Alamuddin em Berlim

Do UOL, em São Paulo*

12/02/2016 11h20

George Clooney, que está no Festival de Berlim para divulgar seu mais novo filme, "Ave, César", foi recebido nesta sexta-feira (12) pela chanceler alemã Angela Merkel para discutir a crise dos refugiados, O ator estava acompanhado de sua mulher, Amal Alamuddin, uma renomada advogada de direitos humanos.

À chanceler, o casal ofereceu apoio e ajuda para enfrentar a pior crise migratória da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Eles também devem se encontrar com alguns refugiados ainda nesta sexta. Questionado por jornalistas no dia anterior ao encontro sobre as ações adotadas pela Alemanha em relação aos refugiados, George Clooney disse "concordar plenamente".

O 66ª edição do Festival de Berlim, que acontece até o dia 21 de fevereiro, abordará com especial atenção o tema. Em 2015, a Alemanha recebeu mais de um milhão de solicitantes de asilo.

Na programação do festival, uma dezena de filmes abordará o impacto das migrações em um mundo globalizado. Na mostra competitiva será exibido o documentário "Fuocoammare" (Fogo no mar), do italiano Gianfranco Rosi, ganhador do Leão de Ouro em Veneza por "Sacro GRA", sobre os moradores da ilha italiana de Lampedusa, um dos pontos de chegada dos migrantes.

Além da presença de vários títulos das mostras paralelas, a mostra, que sempre presta atenção a grandes questões sociais, recolherá fundos para os refugiados e convidará alguns deles para as projeções.

*com informações das agências AFP e Deutsche Welle