Topo

Em novo filme, ator de "Star Trek" troca nave por barco da Guarda Costeira

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 06h01

Para o ator Chris Pine, 35, não há diferença em comandar a monumental nave interestelar USS Enterprise da franquia “Star Trek” ou o pequeno barco de resgate CG 36500 da guarda costeira dos Estados Unidos, que o ator pilota em “Horas Decisivas”, filme que estreia nesta quinta-feira (18). No longa, baseado em fatos reais, Pine interpreta o marinheiro Bernard C. Webber, responsável pelo resgate heroico de 32 pessoas que estavam a bordo do cargueiro SS Pendleton, em 1952.

O ator conversou com o UOL por telefone e disse que tanto o capitão Kirk quanto Webber são pessoas comuns capazes de realizar feitos extraordinários, embora um na ficção e outro na vida real. Em 2017, ele voltará a interpretar outro personagem comum e com “grandes responsabilidades”, o Major Steve Trevor, par romântico da Mulher-Maravilha no filme da heroína.

“A história do resgate feito por Bernard Webber é muito famosa na guarda costeira dos EUA, mas pouco conhecida do público”, diz Pine. “Eu mesmo não conhecia a história deste resgate até ler o roteiro”, completa.

O filme é ambientado em 1952, quando uma tempestade destruiu dois petroleiros próximo à costa dos Estados Unidos. O tempo ruim impedia que o resgate fosse feito, porém o marinheiro Bernard Webber e outros três tripulantes enfrentaram as águas turbulentas e conseguiram salvar os 32 sobreviventes de um dos naufrágios. Detalhe: a lotação máxima do barco da Guarda Costeira era de apenas 12. Mesmo assim, ele conseguiu salvar a todos. 

“Decidi fazer este filme porque ele tinha um excelente roteiro. Foi desafiador, porque meu personagem começa como um cara inseguro, quieto e introvertido. A jornada dele é para encontrar a sua voz, presa há muito tempo”, explica. “A parte mais difícil foi ficar entre 12 a 15 horas por dia no mar. Era frio e molhado".

“Gosto do mar, do oceano”, diz. “Nunca fiz pesca em mar aberto, mas cresci próximo ao mar. Tenho um grande respeito. Não dá para não ter medo. O mar não é uma ficção. Definitivamente ele é muito real para mim”. 

Sobre “Star Trek” e “Mulher Maravilha”, dois filmes com fãs fiéis, Pine diz que não se preocupa com as críticas nem com as expectativas das pessoas. “Cada pessoa vai pensar o que ela quiser. E eu não posso controlar isso. Então não me preocupo com as críticas”.

Porém, sobre “Mulher Maravilha”, o ator fez questão de salientar que ficou feliz em fazer parte de um filme que mostra uma mulher forte. “Ela é poderosa. Estou orgulhoso em fazer este trabalho. Filmes como esse têm a capacidade de deixar o mundo melhor, porque empoderam a mulher”, analisa