Topo

Pele de urso usada por Leonardo DiCaprio em "O Regresso" é real e pesa 45kg

Fernanda Ezabella

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

23/02/2016 07h00

Um dos principais coadjuvantes de "O Regresso" acompanha Leonardo DiCaprio por quase todo o filme, em uma lembrança silenciosa da morte que o espreita. É a gigantesca pele de urso que seu personagem veste para se aquecer, enquanto se arrasta pela neve e caminha por tempestades dias a fio, tentando se recuperar de um ataque visceral daquele mesmo animal.

O mais curioso: a pele de urso é de verdade, pesa mais de 45kg e surge como o símbolo da grande aventura que foi produzir "O Regresso", indicado em 12 categorias do Oscar, incluindo melhor filme, direção e figurino.

O urso veio do departamento de parques do Canadá, responsável por proteger os animais e que organiza uma loteria para repassar as espécies que morrem em seus territórios. "São pouquíssimos por ano", revela ao UOL a figurinista californiana Jacqueline West, que criou 20 réplicas para as cenas que se passam na água, por exemplo. "Pintamos e tratamos a pele para parecer como era feita na época, lá por 1820, como o filme mostra no início".

Todo o processo foi feito no Canadá, já que é preciso diversas licenças para transportar o casacão. "Eles achavam que eu ia fazer uma prova de roupa com DiCaprio em Los Angeles. Sabia que isto nunca aconteceria", contou West, indicada outras duas vezes ao Oscar por "Contos Proibidos do Marquês de Sade" (2000) e "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008).

"O Regresso", dirigido por Alejandro G. Iñárritu, teve filmagens em regiões canadenses e no Ushuaia, para onde a pele foi enviada após seis meses de burocracias. "Tínhamos um avião fretado e pensamos seriamente em levá-la clandestinamente, sem declarar", lembrou West. "No último minuto, conseguimos a aprovação. Acho que só rolou porque era um filme com o DiCaprio."

Para costurar as roupas no mesmo estilo da época, West criou uma réplica do processo feito com intestinos secos de pequenos animais, revestidos de cera e usados como agulhas. A figurinista também aprendeu, lendo livros e diários sobre o tema, que os aventureiros usavam gordura de urso para impermeabilizar seus casacos. Ela criou uma fórmula com gordura animal, misturou com terra e aplicou nas vestimentas. "Alejandro adorou a cor, o brilho", disse.

Exposição de figurinos

As roupas usadas em "O Regresso" estão expostas no Fashion Institute of Design & Merchandising, em Los Angeles, em uma mostra que traz os figurinos de 23 longas de 2015. Os outros quatro indicados ao Oscar estão lá: "Carol" e "Cinderela", assinados por Sandy Powell, "A Garota Dinamarquesa", do espanhol Paco Delgado, e "Mad Max: Estrada da Fúria", da inglesa Jenny Beavan.

Curiosamente, a pele de urso não está exposta nos cinco manequins de "O Regresso", com os casacos, calças e botas surradas --todos costurados a mão-- dos caçadores de peles Hugh Glass (DiCaprio) e John Fitzgerald (Tom Hardy), além do colar de dentes de urso do cacique Elk Dog (Duane Howard).

"Todo mundo está me perguntando onde está a pele. Foi uma decisão da [distribuidora 20th Century] Fox, talvez por causa da sensibilidade de algumas pessoas em ver animais assim", disse West, que também foi responsável por vestir o elenco de "A Rede Social" (2010) e de "Argo" (2012).