Topo

Alicia Vikander vence Oscar de atriz coadjuvante por A Garota Dinamarquesa

Do UOL, em São Paulo

28/02/2016 23h14

Alicia Vikander, de "A Garota Dinamarquesa", venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Oscar 2016, derrotando Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Rooney Mara (Carol), Rachel McAdams (Spotlight) e Kate Winslet (Steve Jobs). Esse é o primeiro prêmio da Academia para a atriz, que ficou com a voz trêmula ao agradecer todo o dream team (equipe dos sonhos), que trabalhou ao seu lado no filme. Alicia também venceu nesta categoria na premiação do Sindicato dos Atores (SAG).

No longa, Alicia vive Gerda, a mulher de Lili Elbe, a primeira transexual a passar por uma cirurgia de redesignação genital. Lili Elbe nasceu na Dinamarca como Einar Wegener Mogens.

A jovem atriz sueca é uma das revelações do último ano e participou recentemente de sucessos como o surpreendente "Ex-Machina: Instinto Artificial" e "O Agente da U.N.C.L.E." (ambos de 2015). Em breve, ela poderá se vista em "Jason Bourne", novo filme sobre o agente especial protagonizado por Matt Damon.

Discursos e favoritos

O apresentador Chris Rock iniciou seu discurso com muitas piadas sobre a polêmica que dominou o Oscar deste ano, a ausência de atores negros entre os indicados. "Eu contei uns 15 negros na montagem, pelo menos", disse, referindo-se ao conjunto de cenas que a Academia preparou no início da cerimônia. "As pessoas falaram para eu largar esse trabalho. O Oscar ia ser cancelado se eu desistisse? Não. Então...", brincou.

O destaque da noite ficou para a vitória de Leonardo DiCaprio, que foi ovacionado pela Academia e, em seu discurso, agradeceu não só a equipe do filme, mas todos que tiveram papel determinante em sua carreira, desde o primeiro filme. O ator também fez questão de chamar a atenção para as mudanças climáticas, uma das causas que apoia, que fez com que a equipe do filme tivesse que se mudar do Canadá para a Argentina para encontrar neve.

Em número de prêmios, "Mad Max: Estrada da Fúria" foi o grande vencedor do Oscar 2016, com seis categorias, quase todos em categorias mais técnicas, incluindo montagem, figurino, maquiagem e cabelo e design de produção.