Topo

Em meio a polêmica, Oscar teve só 9,4% de telespectadores negros nos EUA

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 20h54

Apenas 9,4% dos espectadores americanos que assistiram à cerimônia do Oscar, no último domingo, eram negros, uma queda de 2% em relação a 2015 e o menor percentual desde 2012. Os dados divulgados pela Nielsen nesta terça (1º).

Segundo o instituto, o público total de afro-americanos durante o evento foi de 3,22 milhões, contra 3,29 milhões no ano passado. De acordo com o último Censo americano, a população negra equivale a cerca de 13% do total.

Considerando os últimos 10 anos de Oscar, no entanto, o índice atual de telespectadores negros está ligeiramente acima da média, que é cerca de 9%.

Se comparado ao Grammy, maior premiação do mercado musical, o Oscar se mostra "mais branco". Na última premiação, os negros representaram 16.7% da audiência.

Segundo a Nielsen, a edição do Oscar que mais foi assistida por afro-americanos foi a de 2005, que premiou os atores Jamie Foxx (melhor ator) e Morgan Freeman (melhor ator coadjuvante) e, assim como este ano, também foi apresentada por Chris Rock: 5,27 milhões de espectadores —ou 12.5%.

O declínio recente da audiência afro-americana acena ao debate sobre diversidade racial presente na cerimônia neste ano, que, pela segunda vez consecutiva, não indicou nenhum negro.

Ainda de acordo com a Nielsen, a audiência total do Oscar este ano nos Estados Unidos foi de 34,4 milhões de espectadores, contra 37,3 milhões em 2015 —queda de 7,6%. É o índice mais baixo nos últimos oito anos.