Topo

Gil Hill, o chefe de Eddie Murphy em "Um Tira da Pesada", morre aos 84 anos

O ator Gil Hill contracena com Eddie Murphy em "Um Tira da Pesada" - Reprodução
O ator Gil Hill contracena com Eddie Murphy em "Um Tira da Pesada" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 21h18

O ator Gil Hill, que viveu o inspetor Douglas Todd nos três filmes da franquia "Um Tira da Pesada", morreu nesta segunda (29) em Detroit, nos Estados Unidos. Ele tinha 84 anos. A notícia foi da pela própria família do artista.

“Estamos aliviado que sua passagem tenha sido em paz e sem dor”, escreveram os familiares em nota divulgada à imprensa americana.

Tal qual seu famoso personagem, Hill também era policial na vida real. Contratado para ajudar a escolher locações do primeiro filme da série, ele logo chamou a atenção do diretor Martin Best por seu carisma, sendo convidado para atuar mesmo sem experiência.

"Um Tira da Pesada" foi a única participação de Gil Hill no cinema. Após o grande sucesso do filme, ele chegou a ser convidado para participar de outras produções do gênero, mas as recusou. Costumava dizer que a única diferença entre ele e o inspetor Douglas Todd era que sua vida não era tão complicada assim.

Antes de ingressar no serviço público, Gil Hill serviu a Aeronáutica americana por três anos. Em 1959, começou a trabalhar no departamento de polícia de Detroit, onde permaneceu por mais de 30 anos.

Em 1982, antes do filme, ganhou fama nacional ao liderar a famosa investigação da chacina envolvendo 11 crianças negras de Atlanta, que culminou na prisão do "serial killer" Wayne Williams.

Em 2001, Gil Hill tentou concorrer a prefeitura da cidade, mas perdeu a eleição para o democrata Kwame Kilpatrick. O ator deixa dois filhos, uma filha, três netos e dois bisnetos.