Topo

J.J. Abrams lança making of de novo "Star Wars": "homenagem aos fãs"

Eduardo Graça

Colaboração para o UOL, em Austin (EUA)

14/03/2016 20h58

J.J. Abrams foi tratado como pop star nesta segunda (14) no festival de cinema e música South by Southwest, em Austin, durante o lançamento do documentário “Segredos do Despertar Da Força: Uma Jornada Cinematográfica”. Peça publicitária da Disney e extra em Blu-ray do sétimo capítulo da franquia, a produção de duas horas é dividida em três capítulos e estará disponível para os fãs a partir de 5 de abril.

No fim da tarde, em mais uma ação com alto teor de propaganda, Abrams dividiu com o amigo Andrew Jarecki (diretor dos populares documentários “A Captura dos Friedmans” e “The Jinx”) o mais concorrido painel do festival até o momento, centrado no uso da tecnologia como ferramenta para se contar histórias em formato audiovisual e pretexto para o lançamento de um aplicativo de vídeo assinado pela dupla e já disponível na Apple Store.

“Segredos do Despertar da Força” leva o espectador para os bastidores da filmagem, desde a primeira leitura de mesa do mais recente “Guerra nas Estrelas”, passando pelos primeiros dias de filmagens nas dunas de Abu Dhabi, a emoção da recriação da nave Falcon nos estúdios londrinos e a devoção de diretor e equipe criativa pelos três primeiros filmes da saga criada por George Lucas.

Na apresentação do filme, Abrams fez questão de dizer que “o making of é, sim, o retrato exato de nosso trabalho duro, mas também, essencialmente, resultado do que vocês, público, fizeram pelo filme”. Os fãs que esperam por um enxame de cenas inéditas, no entanto, ficarão frustrados.

O foco é mostrar momentos como a emoção de Harrison Ford (Han Solo) ao entrar pela primeira vez na Millenium Falcon reconstruída meticulosamente para o filme e também sua despedida do set. Carrie Fisher (Princesa Lea) é a mais irreverente, se confessando nervosa ao voltar a dividir um ‘mesmo aposento com Harrison e Mark Hamill (Luke Skywalker)”.

“Eu não entendi porque J.J. só apareceu agora. Dez anos atrás, convenhamos, eu estava muito mais gatinha”, disse. Entre os pontos altos estão imagens do teste de elenco dos novos atores, especialmente a de Daisy Ridley, que se deixa levar pela personagem Rey de forma arrebatadora.

Mais tarde, durante a conversa com Jarecki, Abrams também apresentou pela primeira vez cenas de um de seus mais aguardados projetos, a série televisiva “Westworld”, criada para a HBO em parceria com o diretor e roteirista Jonathan Nolan (“Batman: o Cavaleiro das Trevas”), ainda sem data de estreia.

Trata-se de uma adaptação para a tevê de “Westworld - Onde Ninguém Tem Alma”, o faroeste escrito e dirigido pelo autor Michael Crichton em 1973, com Yul Brynner e James Brolin. O novo elenco conta com Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood. “É um dos projetos mais sensacionais com o qual eu me envolvi”, disse Abrams.