Topo

Livro "Notícias do Planalto", sobre impeachment de Collor, vai virar filme

Capa da nova edição de "Notícias do Planalto", de Mário Sérgio Conti - Reprodução
Capa da nova edição de "Notícias do Planalto", de Mário Sérgio Conti Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 11h40

Em meio ao calor da crise política, o produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, comprou os direitos de "Notícias do Planalto" e o livro de Mario Sergio Conti será transformado em filme.

Lançando em 1999, o livro de Conti relata os bastidores de como a grande imprensa --os principais jornais, revistas e emissoras de TV do país-- cobriram a ascensão e a queda de Fernando Collor, e investiga até que ponto as relações pessoais, a identidade política com o governo ou o interesse material das empresas influenciaram a cobertura política que levou ao impeachment do então presidente da República. A obra venceu o Prêmio Jabuti em 2000, na categoria reportagem.

A tarefa de transformar o livro em roteiro será de Angelo Defanti, produtor do documentário "Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete" e da ficção "Alemão". As filmagens começam no primeiro semestre de 2017 e ainda não foram definidos o diretor e o elenco.

RT Features

Teixeira é fundador da RT Features, hoje uma das principais produtoras de cinema do país, conhecida por frequentemente se aventurar em projetos internacionais independentes, como o terror "A Bruxa", "Frances Ha" e o polêmico pornô em 3D "Love", entre outros. No Brasil, foi responsável por títulos como "Tim Maia", "Alemão" e "O Cheiro do Ralo".

A paixão pelos livros --que ocupam uma parede inteira e parte do chão de seu escritório, no bairro de Higienópolis, em São Paulo-- afeta diretamente o trabalho do produtor. Frequentemente Teixeira abre um de seus milhares de livros e, deles, pode surgir um argumento para um filme. Depois disso, busca os direitos autorais, e então busca um diretor para ele e, às vezes, até um ator bom para aquele papel. "Com certeza eu penso como roteirista, mas tenho de dificuldade de escrever porque tenho um pouco de dislexia. Troco letras de lugar. Meu cérebro funciona mais rápido que a minha escrita", contou o produtor, em em entrevista ao UOL, em novembro de 2015.

Em 2014, o brasileiro se associou a Martin Scorsese para criar um fundo voltado ao financiamento dos primeiros filmes de jovens talentos do cinema de todo o mundo, e o projeto deve tomar forma de fato este ano.