Topo

Ohana e Ximenes gravaram cenas de sexo em "Zoom", e até David Bowie viu

21.mar.2016 - O diretor Pedro Morelli, as atrizes Mariana Ximenes e Claudia Ohana, e o ator Jason Priestley em coletiva do filme "Zoom", em São Paulo - Francisco Cepeda/AgNews
21.mar.2016 - O diretor Pedro Morelli, as atrizes Mariana Ximenes e Claudia Ohana, e o ator Jason Priestley em coletiva do filme "Zoom", em São Paulo Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 16h51

A atriz Claudia Ohana vivenciou recentemente uma "primeira vez" no cinema: uma cena de sexo com uma mulher --Mariana Ximenes, no caso. A cena faz parte do filme "Zoom", de Pedro Morelli, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (31).

"Foi engraçado", disse Ohana em um encontro com jornalistas, em São Paulo, para promover o filme. "Eu não sabia onde colocar a mão. Geralmente, nas cenas com homens, nós somos conduzidas".

Ximenes, que já tem experiência em cenas quentes com outras mulheres --com Leandra Leal, no filme "O Uivo da Gaita" (2013)--, disse que não sentiu diferença. "Há muitas mulheres com atitude para o sexo, então não vi diferença".

Durante a conversa, Morelli revelou que até David Bowie assistiu ao filme. O diretor queria utilizar na trilha a música "Oh Pretty Things", do cantor, mas o preço era cinco vezes maior que o orçamento. "Não tínhamos o dinheiro que queriam, mas um dia recebemos um telefonema que Bowie tinha assistido, gostado muito e liberado pela verba que tínhamos", contou Morelli.

Ximenes não escondeu a surpresa pela história. "Gente, eu não sabia disso. Estou aqui imaginando o Bowie vendo o filme. Sou muito fã", disse. "Fiquei com essa cara que você esta fazendo por uma semana", brincou Morelli.

Em "Zoom", Ximenes vive uma modelo que sonha em ser escritora. Depois de brigar com o namorado, vivido pelo ator Jason Priestley (o Brandon da série "Barrados no Baile"), ela sai de Toronto, no Canadá, e vai buscar inspiração em um praia brasileira. Em um lugar paradisíaco, ela vive um affaire com a personagem de Claudia Ohana.

Foram 26 dias de filmagens para o longa todo. Priestley disse que, graças ao filme, pôde conhecer duas versões muito diferentes do Brasil. "Primeiro conheci Trindade, no Rio de Janeiro, para as filmagens, e agora São Paulo. Estou tendo uma experiência brasileira bem autêntica", disse ele, contando que tomou "algumas caipirinhas" durante sua passagem pelo país.

 

Convite a um jovem diretor

Filho do também diretor Paulo Morelli, Pedro foi parar no filme depois de um convite feito pelo produtor canadense Niv Fichman para trabalhar no filme "Ensaio Sobre a Cegueira". Anos depois do longa dirigido por Fernando Meirelles, Fichman precisava de um diretor jovem que fizesse um filme ousado. E o nome de Pedro foi lembrado.

Em cinco anos, Pedro desenvolveu "Zoom", que mistura live action com rotoscopia, técnica de desenho sobre a cena, a mesma usada em "Waking Life", de Richard Linklater. "Foram mais de 25 ilustradores trabalhando durante cinco meses em 20 mil frames. Não quero voltar a fazer ilustrações tão cedo".

O filme, que conta uma história dentro da outra, ainda traz Allison Phil e Gael Garcia Bernal no elenco. "Gael foi essencial para o nosso filme porque, além de talento, ele tem um rosto facilmente reconhecível mesmo em ilustração", contou o diretor.

Gael - Divulgação - Divulgação
Gael Garcia Bernal em cena do filme "Zoom", de Pedro Morelli
Imagem: Divulgação