Topo

Novo filme de Woody Allen vai abrir o 69° Festival de Cannes

Woody Allen se tornou o primeiro diretor a ter três filmes escolhidos para abrir o Festival de Cannes - Ian Langsdon/EFE
Woody Allen se tornou o primeiro diretor a ter três filmes escolhidos para abrir o Festival de Cannes Imagem: Ian Langsdon/EFE

Do UOL, em São Paulo

29/03/2016 06h54

A nova comédia romântica do cineasta norte-americano Woody Allen, "Café Society”, que conta com Kristen Stewart, Steve Carell e Jesse Eisenberg no elenco, vai abrir o 69º Festival de Cannes, anunciaram os organizadores do festival na manhã desta terça-feira (29). A edição deste ano acontece entre os dias 11 e 22 de maio

"Café Society" conta a história de um jovem (Jesse Eisenberg) que chega em Hollywood durante a década de 30 com a esperança de trabalhar na indústria do cinema, e acaba se apaixonando por uma atraente garota (Kristen Stewart). O lançamento oficial do filme está previsto para coincidir com a abertura oficial do evento, no dia 11 de maio.

Com a confirmação de "Café Society" como filme de abertura, Allen se torna o primeiro diretor a ter três filmes escolhidos para abrir Cannes. "Dirigindo no Escuro" e "Meia-Noite em Paris" foram destaque nas edições de 2002 e 2011 do festival, respectivamente. Em 2015, o diretor, avesso a eventos como Cannes, deu o ar da graça para divulgar "Homem Irracional", que concorria na seleção oficial.

Na semana passada, o festival divulgou o cartaz oficial desta edição, com uma cena de "O Desprezo" (1963), de Jean-Luc Godard, onde o ator Michel Piccoli aparece subindo uma longa escada no meio do Mediterrâneo.

O ator francês, que protagoniza o filme de Godard ao lado de Brigitte Bardot, foi escolhido para abrir o tapete vermelho. "É uma escolha simbólica, uma vez que este filme sobre a realização de um filme - considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos em CinemaScope - teve um impacto tão considerável sobre a história do cinema e da cinefilia".

O diretor australiano George Miller, de "Mad Max: Estrada da Fúria", será o presidente do júri do Festival deste ano. Ele substituirá Joel e Ethan Coen (Fargo) que foram os presidentes do júri em 2015. É a segunda vez que Miller participa do evento.