Glória Pires opina: "Hoje eu posso dizer que sou contra o impeachment"
No meio de um bombardeio de informações e polarização política, o meme involuntário "não sou capaz de opinar", que viralizou após Glória Pires comentar o Oscar 2016, se tornou uma resposta efetiva a quem não consegue tomar um partido. "Mentir, inventar, isso é negativo. Para você assumir que não é capaz de opinar, você tem que saber muito quem você é", diz a atriz ao UOL.
Avessa a declarações políticas, Glória, no entanto, não usou do próprio bordão para comentar o processo de impedimento do governo da presidente Dilma Rousseff. Desta vez, ela tem uma opinião: "Hoje eu posso dizer que sou contra o impeachment".
A atriz revela que tem lido bastante sobre o assunto e que a opinião do ex-ministro e filósofo Mangabeira Unger a ajudou na avaliação. "Me parece, tendo lido bastante a respeito, que não é um bom caminho a se tomar. Me parece que não vai facilitar as coisas como as pessoas estão achando."
O clima no país é assunto óbvio no momento em que Glória se prepara para voltar aos cinemas, na próxima quinta-feira (21), no papel da psiquiatra Nise da Silveira, em "Nise - O Coração da Loucura", dirigido por Roberto Berliner.
O longa mergulha na abordagem revolucionária de Nise com pacientes no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro 2º, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, após ter passado 18 meses presa, durante o Estado Novo, por posse de livros marxistas.
Me parece, tendo lido bastante a respeito, que não é um bom caminho a se tomar. Me parece que não vai facilitar as coisas como as pessoas estão achando
Aluna de Carl Jung, Nise usou a arte para tratar pacientes considerados incompreensíveis e lutou para abolir tratamentos violentos, como a lobotomia e o eletrochoque.
"Ela foi presa sem processo, ficou quase dois anos na cadeia", observa Glória. "Talvez [hoje] ela estivesse estarrecida em ainda não conseguirmos nos comunicar. Talvez o radicalismo fosse uma coisa que a deixasse estarrecida. O que ela propunha [no trabalho dela] era o oposto, era compreender as diferenças."
41 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Oportunista que usufrui um monte da Rouanet
Não vou rotular ela de petista nem de esquerda nem nada disso, apenas acho que ela não soube se expressar sobre sua opinião, onde ela discorda do impeachment, foi um argumento raso. Agora todo mundo tem que concordar que uma pessoa como Gloria Pires, fala de politica, vai repercutir igual aconteceu no Oscar, e se ela da sua opinião baseada em um motivo fraco, com esse momento a politica fervilhando é claro que vai ter pessoas que vão desconfiar, vão compara-la a Artista que estão claramente comprados pela Lei Rouanet.