Topo

Mostra paralela de Cannes terá três italianos e curta brasileiro

O cineasta italiano Marco Bellocchio, que terá filme na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes - Claudio Onorati/EFE
O cineasta italiano Marco Bellocchio, que terá filme na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes Imagem: Claudio Onorati/EFE

Do UOL, em São Paulo*

19/04/2016 12h43

Apesar de não ter nenhum filme concorrendo à Palma de Ouro no Festival de Cannes, a Itália terá três representantes em uma das principais mostras paralelas do evento, a Quinzena dos Realizadores. Foram anunciados para a "Fortnight 2016" os longas "Fai Bei Sogni", de Marco Bellocchio, escolhido para abrir a seção, "La Pazza Gioia", de Paolo Virzì, e "Fiore", de Claudio Giovannesi.

"É um grande prazer estar na seleção mais descontraída e menos pomposa, porém em ótima companhia, com um monumento como é Bellocchio e com o batalhador Giovannesi", diz o estreante Virzì, acrescentando que todos da produção estão "emocionados" em mostrar "nossa história de rebelião às regras, de amizade curativa entre duas mulheres com vidas complicadas".  

Em entrevista à ANSA, Giovannesi contou detalhes do filme escolhido para a Quinzena. "O filme conta a história de amor entre duas adolescentes detidas por roubo. O presídio é um lugar simbólico para representar mais a falta de amor do que a privação de liberdade", explicou. O diretor ainda informou que muitos que estão no elenco não são atores profissionais, mas ex-detentos.   

Entre os curtas-metragens, foi selecionada uma produção brasileira, "Abigail", dirigido por Isabel Penoni e Valentina Homem, sobre uma mãe de santo radicada no bairro carioca de Campo Grande e sua luta pelos direitos dos indígenas.

Confira a lista dos longas escolhidos para a Quinzena dos Realizadores:

"Divines", de Houda Benyamina
"Dog Eat Dog", de Paul Schrader
"Fai Bei Sogni", de Marco Bellocchio
"Fiore", de Claudio Giovannesi
"L'Économie du couple", de Joachim Lafosse
"L'Effet aquatique", de Sólveig Anspach
"La Pazza Gioia", de Paolo Virzì
"Les Vies de Thérèse", de Sébastien Lifshitz
"Ma vie de courgette", de Claude Barras
"Mean Dreams", de Nathan Morlando
"Mercenaire", de Sacha Wolff
"Neruda", de Pablo Larraín
"Poesía Sin Fin", de Alejandro Jodorowsky
"Raman Raghav 2.0", de Anurag Kashyap
"Risk", de Laura Poitras
"Tour de France", de Rachid Djaïdani
"Two Lovers and a Bear", de Kim Nguyen
"Wolf and Sheep", de Shahrbanoo Sadat

* Com informações da agência Ansa