Topo

No Rio, mostra ao ar livre exibe filmes dedicados ao Dia das Mães

Cena do filme "Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar - Divulgação
Cena do filme "Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/05/2016 16h58

Rio recebe duas mostras de cinema em centros culturais em maio. No Oi Futuro Flamengo, o projeto Cinema no Pátio tem edição especial em comemoração ao Dia das Mães, com entrada gratuita, e na Caixa Cultural Rio, a mostra "Kafka e o Cinema", exibe filmes sobre a vida e obra de Franz Kafka, com entrada a R$4 (inteira).

Confira a programação das mostras:

Projeto Cinema no Pátio

A mostra de cinema ao ar livre no Oi Futuro Flamengo celebra o Dia das Mães com filmes que retratam o papel materno de diferentes maneiras. Durante três quartas, a área externa do espaço será transformada em um cinema ao ar livre, com cadeiras de praia, projeção e som de qualidade.

A mostra começa com "Tudo Sobre Minha Mãe" (1998), do espanhol Pedro Almodóvar, no dia 4 de maio, às 20h. No dia 11 de maio, será exibido o recente "Histórias Cruzadas" (2012), de Tate Taylor, e fechando a mostra, o filme brasileiro "Linha de Passe" (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas.

Quando: de 4 a 25 de maio, quartas às 20h.
Onde: Oi Futuro Flamengo - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo.
Quanto: Entrada gratuita. Distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.
Mais informações: www.oifuturo.org.br

Cena de "O Processo" (1962), de Orson Welles - Divulgação - Divulgação
Cena de "O Processo" (1962), de Orson Welles
Imagem: Divulgação

Kafka e o Cinema

A mostra apresenta 12 longas e nove curtas sobre a vida e obra do escritor tcheco Franz Kafka. Na programação, filmes de animação, documentários e experimentais, produzidos a partir da década de 1960. Assim como suas obras inacabadas, os filmes revelam diversos olhares sobre o universo literário de Kafka.

Entre os destaques da mostra estão "Depois de Horas" (1985), de Martin Scorsese, "O Processo" (1962), de Orson Welles e "Eraserhead" (1977), de David Lynch. Ainda na programação, nos dias 5 e 6 de maio, de 15h às 17h, os curadores da mostra darão um minicurso sobre a vida e a obra de Kafka.

No dia 12 de maio, às 19h, haverá debate com o tema "Kafka e o Cinema", com participação de Hernani Heffner, professor e conservador da Cinemateca do MAM, e Maria Cristina Ferraz, professora e pesquisadora.

Quando: de 3 a 15 de maio de 2016. Confira a programação completa no site oficial da mostra.
Onde: Caixa Cultural Rio - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro.
Quanto: R$4 (inteira). O curso e o debate são gratuitos.
Mais informações: www.kafkaeocinema.com.br