Topo

Com set polarizado, filme quer mostrar Plano Real "sem ideologias"

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

11/05/2016 06h00

O ano é 2003. Às vésperas da CPI do Banestado, que investigava a evasão de divisas do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso, uma jornalista questiona o economista Gustavo Franco. “Se condenado, o senhor pode sair do Congresso algemado. Isso não te deixa nervoso?”. Com cabelo penteado para trás, óculos de aro grosso, o ex-presidente do Banco Central tem o olhar vago e pensativo.

Corta.

A entrevista não aconteceu nos corredores de Brasília, mas em um quarto no andar presidencial do Hotel Transamérica, na zona sul de São Paulo, na semana passada, onde “3.000 Dias no Bunker”, baseado no livro de Guilherme Fiúza sobre a criação do Plano Real, está sendo filmado.

Dirigido por Rodrigo Bittencourt (da comédia "Totalmente Inocentes", de 2012), com roteiro de Mikael de Albuquerque ("A Glória e a Graça"), o filme remonta em flashbacks, durante a entrevista fictícia, a história do grupo de economistas que se trancam por meses em busca da nova moeda.

O ator Emílio Orciollo Netto interpreta Franco com unhas, dentes e gel no cabelo. Personagem central da trama, ele vê suas ações como presidente do Banco Central questionadas na CPI, no alvorecer do governo Lula. “Ele é um cara obstinado, inteligente, com opiniões contundentes, que impressionam para ambos os lados. É um grande personagem, importante de se fazer”, ressalta o ator.

Do outro lado, com a postura inquisidora, Cássia Kis é a jornalista Valeria Vilela. “Ela é quase uma jornalista petista que o coloca na parede”, explica. “O que é engraçado, porque eu quero que o PT morra”, diz, sem rodeios.

Lá fora, além da linha de trem ao lado do Rio Pinheiros, cujo barulho faz a equipe parar as filmagens de 15 em 15 minutos, o Brasil real se convulsiona em uma crise política tão ruidosa quanto em 1994, quando o Plano Real foi colocado em prática para superar inflações que chegavam aos 46% ao mês.

“A primeira motivação para fazer o filme foi contar uma história importante para o país, para gerar o debate e para que o tema econômico cresça em importância”, conta Ricardo Fadel Rihan, que produz o filme ao lado de Marco Audrá.

Antigo membro de um grupo de jovens empreendedores da Fiesp, Ricardo conta que comprou os direitos do livro em 2013. Ninguém poderia imaginar, nas vésperas da eleição, o que estaria por vir, mas ele sentia: “O país estava em um rumo equivocado, os jovens estavam desengajados”.

Antes de qualquer coisa, ele garante: Não se trata de um filme “tucano”. “Estamos fazendo um filme absolutamente apartidário. Você vê aqui no elenco, muitos são contra o impeachment, outros são a favor”, conta. “Eu me considero um liberal de esquerda.”

Enquanto isso, a atriz Mariana Lima comemorava no set, com os olhos no celular, o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara: “Agora caiu.”

“Estou bem atuante nesse sentido”, ela conta. “Foi muito chocante o espetáculo do Congresso [na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff]. Não sabemos muito bem as coisas, somos aculturados, acostumados a digerir o que a mídia nos dá”.

No papel de Ana Paula, assessora e braço direito de Gustavo Franco, Mariana chegou a se posicionar contra o impeachment, mas pondera sobre a neutralidade da produção: “Tenho profundas críticas ao PSDB e ao PT. Não quero exaltar o PSDB com esse filme, mas algum juízo sempre tem. À medida que você faz um filme sobre o Plano, de dentro do bunker do Plano, você assume que aquelas pessoas detêm de algum modo a verdade”.

Para ela, isso não chega a ser um empecilho. “Eu tenho que poder fazer um filme sobre o PSDB, sem ser peessedebista. O roteiro aponta os defeitos das pessoas que estavam lá”.

fhc bunker - Stella Carvalho/Divulgação - Stella Carvalho/Divulgação
Fernando Henrique Cardoso visita o set de "3.000 Dias no Bunker" e posa com Norival Rizzo, que vive o ex-presidente no filme
Imagem: Stella Carvalho/Divulgação

Visita de FHC

Foi neste clima de polarização que a equipe recebeu a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso há algumas semanas. Foi apenas pisar no set, para que uma pessoa da equipe se antecipasse e deixasse claro que não era nem PT, nem PSDB: tinha votado em Marina Silva.

"As pessoas podem não gostar do Fernando Henrique, mas não gostar do Plano Real, é difícil", observa o ator Norival Nizzo, que vive o ex-presidente no longa. Ele se diz um ex-petista. "Eu não sou ator, ator são esses caras [políticos]".

Cássia diz que o set só ganha com pluralidade de posições: "Tenho respirado esse assunto. O que é bom"

Para ver seu filme livre dos rótulos, o produtor Ricardo Fadel Rihan captou os R$ 8 milhões autorizado pela Ancine apenas em empresas privadas. “Não quis dinheiro de nenhuma estatal, nem de empreiteiras.”

Ele espera que no 1° semestre de 2017, quando o filme for lançado, com distribuição da Paris Filmes, o público continue “mais interessado em política do que em futebol”.

“É uma homenagem a uma grande realização brasileira, e o cinema sempre focou mais nas nossas tragédias. Favela, sertão”, explica. “Eu defendo thriller político, não ideológico. Queremos inaugurar esse novo gênero.”