Topo

"Peppa Pig - As Botas de Ouro" estreia e hipnotiza crianças nos cinemas

Ricardo Feltrin

Colaboração para o UOL

28/05/2016 07h00

Pais, podem ficar tranquilos, Não há como errar em levar seus filhos pequenos para ver "Peppa Pig - As Botas de Ouro e Outras Histórias", que estreou nos cinemas nesta quinta-feira (26).

Não se trata de um longa, e sim um punhado dos mesmos desenhos que passam o dia todo no Discovery Kids.

As historinhas diversas têm no máximo dez minutos de duração e não são relacionadas. Com essa fórmula, não tem como não agradar a molecada em fase de crescimento, e ainda com nível de atenção, digamos, "residual". Nesse caso, "Peppa" é um fenômeno: faz as crianças ficaram atentas e quietinhas o tempo todo.

Ao contrário de outros desenhos e animações infantis, em que boa parte do público chora, berra, esperneia ou choraminga com a mãe que quer ir embora, em "Peppa - Botas de Ouro" a molecada fica totalmente absorta e hipnotizada. Não se ouve nada na sala, exceto exclamações, risos e crianças repetindo o "slogan" de Peppa e sua família: "Oinc! Oinc!"

A simplicidade exagerada do desenho, produzido como se tivesse sido feito por uma criança, torna personagens e histórias muito fofos, e o bacana é que nem tudo é politicamente correto: por exemplo, quando a turminha encontra um bicho que diz saber fazer mágica, Suzi, a ovelhinha melhor amiga de Peppa, dispara na hora: "Tem como fazer sumir os professores?"

Peppa, criação de britânicos, é um fenômeno mundial há mais de 12 anos, mas há apenas cinco chegou ao Brasil. Hoje é uma febre e uma das maiores audiências do canal Discovery Kids. E a febre vai continuar nos cinemas.