Topo

Eterno parceiro de Terence Hill, Bud Spencer morre aos 86 anos na Itália

O ator italiano Bud Spencer, que morreu aos 86 anos na Itália - Chad Buchanan/Getty Images
O ator italiano Bud Spencer, que morreu aos 86 anos na Itália Imagem: Chad Buchanan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 17h43

Famoso pelos filmes em parceria com Terence Hill, o ator, produtor e diretor italiano Carlo Pedersoli, conhecido mundialmente como Bud Spencer, morreu nesta segunda-feira (27) aos 86 anos em Roma, na Itália. A informação foi confirmada pela agência de notícias Ansa.

“O papai nos deixou pacificamente às 18h15 (13h15, horário de Brasília). Não sofreu. Estivemos todos a seu lado e a sua última palavra foi ‘obrigado’” declarou o filho do ator, Giuseppe Pedersoli, sem revelar a causa da morte do pai.

Ex-nadador profissional chegou a disputar as Olimpíadas de 1952 e 1956 pela Itália, Spencer começou a carreira no cinema em 1951, interpretando um guarda do Império Romano no drama épico "Quo Vadis", dirigido por Mervyn LeRoy.

A fama mundial viria nos anos 1970, quando passou a trabalhar com Terence Hill. A dupla ajudou a popularizar o gênero western spaghetti, o western italiano, atuando, produzindo e dirigindo mais de 20 filmes.

Entre seus vários sucessos estão "Meu Nome é Trinity" (1970) e "Meu Nome Ainda É Trinity" (1971), além de comédias como "A Dupla Explosiva" (1974), "Dois Tiras Fora de Ordem" (1977), "Nós Jogamos com Os Hipopótamos" (1979), Dois Loucos com Sorte (1983) e "Os Dois Super Tiras em Miami" (1985).

Sem Hill, também estrelou filmes com êxito, entre eles "Flatfoot" (1973), "They Called Him Bulldozer" (1978) e "Banana Joe" (1982).

Em 1984, no auge do sucesso no Brasil, Spencer e o parceiro chegaram a ser entrevistados por Renato Aragão no programa "Os Trapalhões".

Apesar da fama, Bud nunca escondeu certa amargura por não ser suficientemente reconhecido no seu meio. "Na Itália, eu e Terence Hill simplesmente não existimos, apesar da grande popularidade que temos hoje entre as crianças e os mais jovens", lamentou há alguns anos.

Nascido em Nápoles e formado em direito, Bud também era inventor e piloto de avião e helicóptero. Fluente em seis línguas incluindo português, chegou a morar no Brasil entre 1947 e 1949, trabalhando como funcionário do consulado da Itália no Recife.

O apelido Bud Spencer era uma homenagem à cerveja favorita do ator, a Budweiser, e ao ator americano Spencer Tracy, morto em 1967, ano em que adotou a alcunha.

Segundo o site IMDB, o último trabalho de Bud no cinema foi a comédia alemã "Murder Is my Trade, Darling", lançada em 2009. Em 2014, ele lançou o segundo volume de sua autobiografia.

Bud Spencer ao lado do eterno parceiro Terence Hill; juntos estiveram em mais de 20 filmes - Reprodução - Reprodução
Spencer ao lado do eterno parceiro Terence Hill; juntos estiveram em mais de 20 filmes
Imagem: Reprodução