Topo

Diretor quer bater "Avatar" e se vingar de quem criticou "Quinto Elemento'"

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em San Diego (EUA)

21/07/2016 18h54

O diretor francês Luc Besson apresentou durante a Comic-Con, nesta quinta-feira (21), seu próximo filme, "Valerian", que estreia exatamente daqui a um ano, no dia 21 de julho de 2017. O longa-metragem é baseado em um quadrinho homônimo francês de ficção criado por Jean-Claude Mézières e Pierre Christin, e tem como protagonistas os personagens Valérian e Laureline que viajam pelo espaço tempo.

O painel sobre o filme na Comic-Con contou com a participação do diretor, de sua mulher Virginie Silla e dos atores Dane DeHaan (Valérian) e Cara Delevingne (Laureline). Como se trata de um novo filme, Besson foi bastante didático ao apresentar o seu trabalho. No telão, ele mostrou como foram criados os personagens e os cenários, altamente coloridos e elaborados.

Após a apresentação de algumas cenas inéditas, deu para notar que o longa-metragem terá bastante momentos de humor e um ritmo frenético de ação, bastante semelhante com o "O Quinto Elemento", de Besson e com design de Jean-Claude Mézières.

"Na época do 'Quinto Elemento' eu conheci o trabalho de Mézières e comprei os direitos de 'Valerian'. Escrevi o roteiro e quando fui filmar veio 'Avatar'. Joguei meu roteiro todo fora e escrevemos tudo de novo. O filme tem uns 10% de humanos e uns 90% de aliens", explicou Besson. "Esse filme é a minha vingança para aqueles que me criticaram em "O Quinto Elemento'".

Capa da HQ "Valérian et Laureline", de Mézières e Christin - Reprodução - Reprodução
Capa da HQ "Valérian et Laureline", de Mézières e Christin
Imagem: Reprodução
Nas cenas inéditas mostradas durante o painel, a cantora Rihanna aparece rapidamente em um cabaré prestes a fazer um striptease para o personagem Valérian. Dane DeHaan tentou explicar o que acontece. "É selvagem. Não tenho palavras. A única coisa que posso dizer é que vocês ficarão com inveja. Muita inveja", disse.

Após a exibição do vídeo, o público aplaudiu de pé, pela primeira vez durante os painéis que ocorreram nesta quinta-feira na Comic-Con. Uma fã de ficção científica ficou tão empolgada que pediu para o diretor explicar com quais materiais criou os figurinos dos personagens porque ela queria ideias para o próximo cosplay.

"Há 20 anos eu era um diretor estranho. Hoje o mundo está tão estranho quanto eu. Acho que agora falamos a mesma língua", brincou Besson. A título de comparação, o diretor disse que o  "O Quinto Elemento" teve 200 cenas com efeitos especiais e "Valerian" tem 2700 cenas e 250 espécies de aliens diferentes.

Parte da ação e da comédia do filme ficou com a Cara Delevingne, cuja a personagem foi comparada com Leeloo, de Milla Jovovich em "O Quinto Elemento". "No começo, as roupas eram um pouco apertadas, mas depois a gente se acostuma", contou Cara. No longa, sua personagem é uma viajante espacial durona que enfrenta monstros e humanos.