Topo

Primeiro trailer de "Mulher Maravilha" traz equilíbrio de ação e humor

Felipe Branco Cruz*

Do UOL, em San Diego (EUA)

23/07/2016 16h06

O primeiro trailer do filme "Mulher Maravilha" foi divulgado neste sábado (23) durante o painel da Warner na Comic-Con 2016, em San Diego, Estados Unidos.

Embora a Mulher Maravilha (Gal Gadot) tenha feito sua estreia no cinema em "Batman vs Superman", seu primeiro filme solo dará um salto ao passado. Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, a aventura dirigida por Patty Jenkins ("Monster") coloca a princesa Diana longe de seu lar, a paradisíaca ilha de Themyscira, para testemunhar o horror que o homem é capaz de infligir em seu semelhante.

"A Mulher Maravilha tem o coração de um humano e a força de uma deusa, e a combinação dessas duas coisas é muito poderosa", disse a protagonista Gal Gadot, ao comentar a responsabilidade de interpretar a heroína. "Antes de começarmos a filmar, eu assisti a um documentário sobre a princesa Diana, onde ela dizia que ela liderava com seu coração, não com sua cabeça. Acho que essa frase descreve a nossa Diana [Prince]".

Ela também não deixou de reconhecer o nervosismo. "Me desculpem, minha voz está falhando, eu estou toda tremendo, estou dançando samba por dentro".

Mais cedo, no painel com os diretores de todos os filmes da DC, a diretora Patty Jenkins contou porque era um sonho estar no comando desse filme. "Quando eu penso por que me tornei cineasta, me lembro de 1978, quando 'Superman' saiu e fui assistir. Aquele filme me fez ter uma experiência que eu nunca tinha tido. Eu chorei pelo Superman, eu era o Superman, eu queria ser boa e mudar o mundo. Aquela foi a experiência artística mais poderosa da minha infância. E como adulta, a Mulher Maravilha é a minha heroína preferida. E o fato de que não havia sido feita uma história de origem para ela... Mexer nesse mar de emoções universais, e fazer algo tão grande e bonito e divertido, é um sonho realizado".

Sobre finalmente termos um filme de heroína, ela disse: "Já não era sem tempo, mas também parece o melhor momento para fazer esse filme".

Pôster de "Mulher Maravilha" - Divulgação - Divulgação
Pôster de "Mulher Maravilha"
Imagem: Divulgação

Na história, a heroína termina em nosso mundo ao acompanhar o tenente Steve Trevor (Chris Pine), que surge nas areias de Themyscira e precisa voltar para o coração do conflito. Mulher Maravilha mistura na receita de um filme de ação todas as questões de gênero e empoderamento, emoldurados pela jornada de uma heroína tentando entender o maior dos mistérios: a violência do mundo dos homens.

O trailer mostra justamente esse equilíbrio. Diana é uma guerreira, mas ela questiona a moralidade do mundo ao redor: uma variação do estranho numa terra estranha. Outro grande equilíbrio é o de ação e humor, totalmente ausente de "Batman vs Superman".

Patty Jenkins dá uma mostra do que é capaz com um orçamento gordo em mãos e o filme não economiza na produção caprichada, colocando a Mulher Maravilha no coração do campo de batalha da Primeira Guerra. Se Gal Gadot já havia calado seus detratores, que não se contiveram em críticas quando ela fio escolhida para o papel, desta vez eles terão de engolir em seco: ela surge perfeita, elegante e completamente segura de si – no trailer, a frase "Não cabe a você decidir o que eu faço" dita a Trevor deixa isso bem claro. Exatamente o que os fãs sempre esperaram da Mulher Maravilha.

"O mundo precisa de amor e bondade. Seja uma heroína, mas seja um ser humano incrível. Porque é disso que precisamos", disse a diretora Patty Jenkins.

Pôster causou furor

Um dia antes, a estrela de "Mulher Maravilha" compartilhou o primeiro pôster do filme e causou furor entre os fãs.

A imagem mostra as feições de perfil de uma super-heroína amazona com seu famoso traje vermelho, azul e dourado, segurando uma espada contra um céu azul e rosa, e acima as palavras: "Power. Grace. Wisdom. Wonder" ("Poder. Graça. Sabedoria. Maravilha").

"É um sonho que virou realidade! Feliz por finalmente compartilhar isso com todos vocês", escreveu a atriz e modelo israelense em um post no Twitter com a imagem.

*Colaboração Roberto Sadovski