Topo

"A idade pesou", diz Matt Damon sobre novo filme da franquia Jason Bourne

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Las Vegas (EUA)*

27/07/2016 09h00

Depois de um hiato de nove anos, Matt Damon interpreta pela quarta vez o agente secreto Jason Bourne, no filme homônimo que estreia nesta quinta-feira (28). “Eu amo esse personagem”, disse Damon ao UOL, com o skyline de Las Vegas ao fundo, cidade que é cenário para uma impressionante cena de perseguição.

Neste novo filme, as cenas de ação preenchem quase 100% da projeção, deixando pouco tempo para o espectador respirar. No enredo, o altamente treinado agente da CIA Jason Bourne recuperou a memória, mas precisa descobrir porque o governo ainda o quer morto. Para isso, ele vai contar com a ajuda de sua colega Nicky Parsons (Julia Stiles). A sensação para o espectador é de que você já viu esse filme outras vezes --o que pode ser bom para os fãs da franquia.

Damon admitiu que foi difícil ficar em forma para este filme. Afinal, no primeiro longa-metragem ele tinha 29 anos e agora está com 45. "Sofri muito para ficar em forma. A idade pesou. Trabalhei duro por muitas horas”, contou o ator, que usou o boxe para se exercitar.

O longa marca também o retorno do diretor Paul Greengrass, responsável pela direção do segundo e do terceiro filme da franquia. “Achei que a única maneira correta de fazer este filme, seria com Greengrass na direção”, afirmou o ator.

O diretor concorda. “Para mim, simplesmente fez sentido contar uma nova história”, disse Greengrass. “Também foi ótimo reencontrar os amigos no set. Eu e Matt nos divertimos muito. Ele é um ator incrível e com muitas ideias boas. É difícil encontrar alguém em quem você confia tanto quanto eu confio nele”, completou, destacando que Matt Damon, além de ator principal, também é um dos produtores do longa-metragem.

Em 2012 foi lançado “O Legado Bourne”, sem Damon e Greengrass, e com Jeremy Renner no papel principal. Com este novo filme, os fãs da franquia ficaram com uma dúvida: será que uma história com os dois atores poderia sair no futuro? Greengrass desconversa. “Graças a Deus isso não é comigo. Eu só queria contar mais uma boa história de Bourne. Só o futuro dirá se o estúdio fará um novo filme”.

Parceiras

Todos os filmes da franquia Bourne contam também com uma impressionante cena de perseguição de carros. Neste, há pelo menos duas. Uma delas ocorre durante um protesto na Grécia. Nele, Bourne foge em meio a tiros e explosões com sua colega Nicky Parsons na garupa. “Dá medo ver aquela cena, não é?”, diz a atriz Julia Stiles, que usou dublês para filmar as partes mais difíceis.

“Desta vez a Nicky saiu do escritório e não trabalha mais para a CIA. Ela está mais independente. Tenho orgulho dessa franquia porque Bourne não é um super-herói, e sim um agente muito bem treinado e que sabe lutar muito bem”, completou.

Embora o longa conte com diversas cenas de ação, ele também se desenvolve no ambiente digital, com a agente Heather Lee (interpretada por Alicia Vikander) perseguindo os passos de Bourne por meio dos computadores da CIA. “Ela tenta saber tudo de computador. Atualmente não vivemos sem tecnologia. É assim que funciona a nossa sociedade”, disse a atriz, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante este ano pelo filme “A Garota Dinamarquesa”.

“Os últimos filmes que fiz foram de baixo orçamento. Meu trabalho não muda. O que muda é a quantidade de coadjuvantes e de locações. E, claro, a quantidade de entrevistas e interesse da imprensa. Vamos ficar três dias atendendo jornalistas para Bourne”, brincou a atriz.

Violência

Recentemente, em diversas cidades dos Estados Unidos, ocorreram tiroteios com várias vítimas fatais. Embora “Jason Bourne” seja um filme violento, nem Matt Damon ou Paul Greengrass admitem que a obra possa incentivar atos violentos. “Não acho meus filmes violentos, além da classificação etária ser para maiores de idade. Não gosto de filmes com violência contra animais ou contra mas mulheres. ‘Jason Bourne’ é um entretenimento. É claro que existem momentos violentos, mas a audiência entende que é uma ficção”, explicou o diretor.

Já Damon comentou sobre a recente campanha feita por Lena Dunham, criadora de “Girls”, que pediu para as pessoas apagarem as armas dos cartazes do filme “Jason Bourne” em Nova York. “Estou sabendo dessa campanha da Lena. Eu entendo totalmente e não sou contra. Entendo que a foto de uma arma gigante, com essa onda de violência possa perturbar as pessoas. Eu simpatizo com a campanha dela”, disse Damon.

* O repórter viajou a convite da Universal Pictures