Topo

Imigração, incesto e temas tabus estão em mostra de cineasta francesa em BH

"Desejo e Obsessão", um dos títulos da mostra da cineasta francesa Claire Denis - Divulgação
"Desejo e Obsessão", um dos títulos da mostra da cineasta francesa Claire Denis Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2016 16h43

O Cine Humberto Mauro recebe a partir desta quinta (28) a Mostra Claire Denis, que focaliza a produção de uma das diretoras francesas mais conceituadas da atualidade. Ao todo serão exibidos sete filmes com entrada gratuita (retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão), até 4 de agosto.

A mostra, parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa e Institut Françai, exibe os seguintes longas-metragens: "Dane-se a Morte", "Noites sem Dormir", "Bom trabalho", "Desejo e obsessão", "O Intruso", "Do Lado de Mathilde" e "35 Doses de Rum". Confira a programação completa no site da Fundação Clóvis Salgado.

Cena de "O Intruso", de Claire Denis - Divulgação - Divulgação
Cena de "O Intruso", de Claire Denis
Imagem: Divulgação
As produções destacam temas tabus como colonização, imigração, sexo, canibalismo, incesto, política, homossexualidade e racismo. Claire Denis foi assistente de renomados diretores como Costa-Gravas, Jacques Rivette, Wim Wenders e Jim Jarmusch, no entanto debutando como diretora apenas em 1988, aos 42 anos. Ainda assim, dois anos depois, em 1990, já recebeu reconhecimento internacional com o filme "Dane-se a morte".

A utilização de temáticas de colonização e imigração não aparecem de forma gratuita na produção da diretora, que apesar de nascida na França morou desde muito nova em países como Camarões, Burkina Faso e Djibuti, o que potencializou seu olhar sobre intercâmbios culturais e conflitos.

Serviço
Mostra Claire Denis
Quando: a partir desta quinta (28) até 4 de agosto
Onde: Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)
Quanto: entrada gratuita (retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada sessão)
Mais informações: (31) 3236-7400