Topo

Morreu aos 71 anos: Elke Maravilha também fez história no cinema; relembre

Elke Maravilha em cena de "Xica da Silva" - Reprodução
Elke Maravilha em cena de "Xica da Silva" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/08/2016 12h19

Elke Georgievna Grunnupp, a Elke Maravilha, que ficou mais conhecida por participar como jurada de programas de calouros de Chacrinha e Silvio Santos, também fez história no cinema.

Participou de clássicos como "Pixote", de Hector Babenco e "Xica da Silva", de Cacá Diegues. Em 1978, ainda teve um filme só dela, "Elke Maravilha Contra o Homem Atômico", uma comédia muito louca em que ela era uma heroina extraterrestre. 

Em "Zuzu Angel", foi vivida por Luana Piovani porque foi de fato amiga e ajudou a estilista a enfrentar o assassinato do filho pelos militares durante a ditadura. Elke ainda fez uma participação no filme.

Paolla Oliveira deve interpretar Elke no cinema em breve no longa que retratará a vida de Chacrinha. Stepan Nercessian, que já interpretou Chacrinha na versão para o teatro, também eternizará o apresentador no filme que tem o lançamento previsto para o segundo semestre de 2017.

Elke Maravilha morreu na madrugada desta terça-feira (16) aos 71 anos. A atriz estava internada havia quase um mês na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, após uma cirurgia para tratar uma úlcera.

Relembre algumas participações dela na tela grande:

Gente que Transa (1974)

1974 - Elke Maravilha em cena do filme "Gente que transa", de Silvio de Abreu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na comédia de Silvio de Abreu, Carlos Eduardo (Carlos Eduardo Dolabella), descobre que seu concorrente Luiz Guilherme (Adriano Reys) só vive para o trabalho, sem tempo para o contato social, mostra para ele um mundo de mulheres e farras, para derrotar o outro candidato. Na noite vive Esmeral, vivida por Elke Maravilha.

Xica da Silva (1976)

Elke Maravilha em cena de "Xica da Silva" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de russa, Elke passou a infância em Minas Gerais. No filme "Xica da Silva", rodado em Diamantina, Elke viveu Hortência, inimiga de Xiva (Zezé Motta).

Elke Maravilha Contra o Homem Atômico (1978)

Cartaz do filme "Elke Maravilha Contra o Homem Atômico"  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 
No filme com seu nome, Elke vive uma ET enviada para Terra para acabar com a armações de uma cientista maluco que está fazendo experimentos com humanos. O filme tem participação de Pedro de Lara.

Pixote (1980)

Elke Maravilha em cena de "Pixote - A Lei do Mais Fraco"  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em "Pixote - A Lei do Mais Fraco", Débora tem uma cena forte com o protagonista Fernando Ramos da Silva. Ela vive uma dançarina que ao se recusar a dar o dinheiro ao garoto, leva uma facada dele.

"Zuzu Angel" (2006)
Luana Piovani e Patricia Pilar como Elke e Zuzu Angel em "Zuzu Angel"  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

 

Elke e Zuzu, modelo e estilista, ficaram amigas nos anos de ditadura. Elke, que no filme é interpretada por Luana Piovani, ajuda Zuzu a enfrentar o assasssinato do filho por militares. Na época, Elke também sofreu repressão militar e chegou a ficar presa por seis dias. Foi tirada da prisão por Zuzu. No filme, Elke também faz uma participação especial

"Carrossel 2" (2016)

Cena do filme "Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em sua última participação nos cinemas, Elke viveu a mãe do vilão Gonzalez, vivido por Paulo Miklos. Ela tem destaque no filme por dar broncas de mãe no vilão e ao mesmo tempo em que não sabia que ele mantinha uma criança refém dentro de casa.