Topo

Por que não há uma estrela de Gene Wilder na Calçada da Fama de Hollywood?

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 21h11

A morte de Gene Wilder nesta segunda-feira (29) trouxe um detalhe à tona: o ator, que eternizou o personagem Willy Wonka no primeiro filme de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (1971), não tem uma estrela com o seu nome na prestigiada Calçada da Fama de Hollywood.

Mesmo que Wilder, que tinha 83 anos, tenha sido um maiores talentos de Hollywood por meio século, com papéis clássicos em filmes como "Primavera Para Hitler" (1967), "Cegos, Surdos e Loucos" (1989), "O Jovem Frankenstein" (1974) e "A Dama de Vermelho" (1984), os fãs não encontrarão seu nome dentro de uma placa no chão de Los Angeles. Por quê?

"Queria tanto que ele tivesse uma estrela", disse ao site "The Wrap" Ana Martinez, vice-presidente de relações com a mídia da Câmara do Comércio de Hollywood, que supervisiona o local. "Mas ninguém nunca deu entrada na papelada. Alguém chegou a mencionar uma possível nomeação anos atrás, mas ele [Wilder] não parecia estar interessado", continuou ela.

Ainda assim, Wilder ainda pode ter sua própria estrela. De acordo com Martinez, as marcações nas placas podem ser concedidas postumamente, embora precise enfrentar um período de espera que pode levar até cinco anos.

"Se a família [de Wilder] decidir que quer apresentar um pedido [de inclusão], teríamos o prazer de considerá-lo", disse Martinez, acrescentando que o seu "sonho sempre foi colocá-lo ao lado de sua mulher, Gilda Radner", integrante do "Saturday Night Live" que morreu de câncer de ovário em 1989.

Qualquer pessoa pode nomear um artista a uma estrela, seja um fã-clube ou até um colega de trabalho, contanto que desembolse US$ 30 mil (cerca de R$ 97 mil) para custear a manutenção das placas e a produção para a cerimônia.

Ao "The Wrap", Martinez contou que há outros grandes nomes do cinema e da música que ainda não têm uma estrela e seguem se esquivando da ideia, incluindo Julia Roberts, Clint Eastwood e Bruce Springsteen. "Nós sempre esperamos que eles mudem de ideia".