Topo

Evento exibe filmes com energia gerada por pedaladas do público em Brasília

Público assiste a filmes enquanto pedala para gerar energia, no Cine Pedal - Divulgação
Público assiste a filmes enquanto pedala para gerar energia, no Cine Pedal Imagem: Divulgação

Do UOL, em Brasília

22/09/2016 07h00

Evento que une pedaladas de bicicletas e filmes ao ar livre, o Cine Pedal Brasil desembarca em Brasília, nos dias 24 e 25 de setembro, na Praça do Conjunto Cultural da República. O programa é gratuito, tem início às 19h nos dois dias, e conta ainda com debate, som mecânico e biketrucks.

Para exibir o documentário “Bikes Vs Carros” e o longa-metragem "O menino e o mundo", o público precisa gerar no mínimo 1300 watts de energia. Um placar exibe o quanto de energia é fornecida enquanto os participantes pedalam nas bicicletas disponibilizadas. O festival dispõe também de pedais manuais para cadeirantes, crianças e idosos.

O espaço conta com 10 bicicletas fixas e 10 espaços para outras bicicletas serem encaixadas, de qualquer modelo. É necessária inscrição no local para participar da pedalada.

PROGRAMAÇÃO

24 de setembro (sábado)
19h – Diálogo com convidados e público sobre “Inovação em geração de energia”
20h – Exibição do filme “Bikes Vs Carros”

25 de setembro (domingo)
19h – Diálogo com convidados e público sobre “Meio ambiente e sustentabilidade x educação”
20h – Exibição do filme “O Menino e o Mundo”

Sinopses:
Bike vs Carros
Fredrik Gertten
Como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema do documentário Bikes vs Carros. Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra realidades completamente diferentes, desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas em São Paulo, até Copenhague, cidade que é referência internacional em mobilidade urbana.

O Menino e o Mundo
Alê Abreu
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas?bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Serviço
Cine Pedal Brasil
Onde: Praça do Conjunto Cultural da República (Museu da República) - Eixo Monumental
Quando: 24 e 25 de setembro, a partir das 19h
Quanto: entrada franca