Topo

Dib Lutfi, diretor de fotografia do Cinema Novo, morre aos 80 anos

O diretor de fotografia Dib Lutfi morreu aos 80 anos - Divulgação
O diretor de fotografia Dib Lutfi morreu aos 80 anos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/10/2016 11h35

O diretor de fotografia Dib Lutfi morreu nesta quarta-feira (26), aos 80 anos. A notícia foi divulgada pelo irmão, o músico Sérgio Ricardo, em sua página no Facebook. "Comunico com muito pesar o falecimento de meu irmão Dib Lutfi, considerado o grande poeta das imagens do Cinema Novo", escreveu Ricardo.

O diretor nasceu em 1936, em Marília, no interior de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1957 começou a trabalhar como câmera na TV Rio, onde o irmão trabalhava.

Dib vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Ainda não foram divulgadas as causas da morte nem o horário do velório e enterro.

O diretor de fotografia trabalhou com os grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos, Arnaldo Jabor e Ruy Guerra.

Dib foi pioneiro no uso da câmera de mão e por conta disso foi convidado por Glauber Rocha para trabalhar em "Terra em Transe", de 1967.

O início da sua carreira nos cinemas ocorreu em 1961 com "Menino da Calça Branca, e em "Esse Mundo é Meu", de 1963. Seu último trabalho foi "Profana" (2011), dirigido por João Rocha. Ao longo da carreira, seu nome foi creditado em mais de 50 obras, entre curtas e longa-metragens.