Dib Lutfi, diretor de fotografia do Cinema Novo, morre aos 80 anos
O diretor de fotografia Dib Lutfi morreu nesta quarta-feira (26), aos 80 anos. A notícia foi divulgada pelo irmão, o músico Sérgio Ricardo, em sua página no Facebook. "Comunico com muito pesar o falecimento de meu irmão Dib Lutfi, considerado o grande poeta das imagens do Cinema Novo", escreveu Ricardo.
O diretor nasceu em 1936, em Marília, no interior de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1957 começou a trabalhar como câmera na TV Rio, onde o irmão trabalhava.
Dib vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Ainda não foram divulgadas as causas da morte nem o horário do velório e enterro.
O diretor de fotografia trabalhou com os grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos, Arnaldo Jabor e Ruy Guerra.
Dib foi pioneiro no uso da câmera de mão e por conta disso foi convidado por Glauber Rocha para trabalhar em "Terra em Transe", de 1967.
O início da sua carreira nos cinemas ocorreu em 1961 com "Menino da Calça Branca, e em "Esse Mundo é Meu", de 1963. Seu último trabalho foi "Profana" (2011), dirigido por João Rocha. Ao longo da carreira, seu nome foi creditado em mais de 50 obras, entre curtas e longa-metragens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.