Topo

Disney muda título de Moana na Itália para evitar confusão com atriz pornô

Moana da Disney e Moana Pozzi, estrela pornô da Itália nos anos 1980 - Reprodução
Moana da Disney e Moana Pozzi, estrela pornô da Itália nos anos 1980 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/11/2016 13h07

A Disney resolveu mudar o título da nova animação "Moana" na Itália. Tudo leva a crer que é para evitar que a nova heroína seja confundida com uma famosa atriz pornô do país. Agora ela se chamará Oceania.

Moana Pozzi, que morreu em 1993 aos 33 anos, ficou famosa logo em sua estreia, intitulada "Fantástica Moana", em 1987. A Disney, porém, não comenta a alteração. Uma fonte ouvida pelo "Hollywood Reporter" disse apenas que o estúdio frequentemente muda os títulos por uma ampla variedade de motivos.

Pozzi estrelou mais de 100 filmes adultos ao longo de sua carreira. Ela deixou uma fortuna de 26 milhões de euros e inspirou vários filmes postumamente, incluindo "Look at Me" e "The Secrets of Moana".

Polêmicas envolvendo a animação

Esta não é a primeira polêmica envolvendo a animação. A protagonista é acompanhada por Maui, uma figura lendária da mitologia de várias culturas do Pacífico, e sua representação e exploração comercial pela Disney provocaram indignação.

Em pouco tempo o estúdio enfrentou uma série de polêmicas, a última por uma fantasia de Halloween deste "semideus", que precisou ser retirada do mercado por críticas de que era uma representação racista.

Em junho, quando foram divulgadas as primeiras imagens de Maui, elas já haviam provocado irritação na Polinésia. Sua representação como uma figura corpulenta foi encarada como clichê em uma região onde a obesidade é um problema de saúde pública.

Trailer dublado de "Moana"

UOL Entretenimento