Topo

"Aquarius" disputa Oscar do cinema independente de melhor filme estrangeiro

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 17h28

Foram divulgados nesta terça-feira (22) os indicados ao Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente dos Estados Unidos. As indicações vieram recheadas de boas notícias para os brasileiros. "Aquarius" é um dos que disputam como melhor filme estrangeiro, categoria da qual o drama com Sonia Braga ficou de fora no Oscar, já que o Brasil indicou "Pequeno Segredo".

Além do filme brasileiro, o terror "A Bruxa" - que tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira - entrou na disputa de melhor filme de estreante e o também brasileiro Mauricio Zacharias concorre com o roteiro de "Little Man", que ele assina em parceria com o diretor do filme, o americano Ira Sachs. 

Kleber Mendonça Filho, diretor de "Aquarius", não se mostrou surpreso com a indicação. "É inegável que o filme já estava na temporada de prêmios com o lançamento americano e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes (site que mede a aceitação da crítica norte-americana)", declarou o cineasta pernambucano ao UOL diretamente da Argentina, onde o filme foi bem recebido em um festival na manhã desta terça-feira.

Apesar de não ter chances de concorrer como melhor filme estrangeiro no Oscar, "Aquarius" ainda pode conseguir indicações em outras categorias do prêmio máximo do cinema, já que estreou nos Estados Unidos no fim de outubro. Sonia Braga é apontada pela mídia especializada como possível candidata ao prêmio de melhor atriz.

Pelas regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, qualquer filme que estreie comercialmente até 31 de dezembro de 2016 na região de Los Angeles e fique em cartaz por pelo menos sete dias, com três sessões diárias, está apto a concorrer às estatuetas. 

O Spirit Awards acontece sempre um dia antes do Oscar e costuma ser um termômetro para o prêmio.

"Moonlight" e "American Honey" lideram

"Moonlight", "Manchester à Beira-Mar", "Jackie", "American Honey" e "Chronic" disputam a categoria principal, de melhor filme. Destes, apenas o segundo já tem data de estreia confirmada no Brasil: 12 de janeiro de 2017. 

"La La Land", um dos favoritos ao Oscar deste ano, ficou de fora das indicações por ter custado mais de US$ 20 milhões. Um dos critérios da premiação independente é que o orçamento não supere esta quantia.

Somadas as indicações, "Moonlight" e "American Honey" lideram, com seis cada. "Manchester à Beira-Mar" está indicado em cinco categorias, enquanto "Free in Deed", "Jackie" e "Other People" levaram quatro.

Entre os atores indicados, a grande surpresa ficou por conta de Isabelle Huppert, protagonista de "Elle". O drama francês é um dos favoritos na categoria melhor filme estrangeiro para o Oscar, mas não chegou a entrar na disputa de melhor filme internacional do Spirit Awards.

Em 31 anos de história do Spirit Awards, os vencedores do prêmio principal coincidiram apenas cinco vezes com os do Oscar, mas quatro delas aconteceram justamente nos últimos cinco anos. As coincidências com o escolhido como melhor filme aconteceram em 2012 com "O Artista", e nos três últimos anos seguidos com "12 Anos de Escravidão" (2014), "Birdman" (2015) e "Spotlight" (2016).

Os vencedores do Spirit Awards serão anunciados em uma cerimônia no dia 25 de fevereiro de 2017, um dia antes do prêmio máximo do cinema, em uma cabana na praia de Santa Monica, na Califórnia.