Topo

Revista francesa deve eleger "Aquarius" o quarto melhor filme em 2016

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 19h55Atualizada em 29/11/2016 21h15

A conceituada revista francesa "Cahiers du Cinéma", considerada a mais antiga sobre cinema ainda em publicação, pode ter vazado a sua lista dos dez melhores filmes lançados em 2016, e em quarto lugar estaria o brasileiro "Aquarius", do cineasta Kleber Mendonça Filho.

Os nomes dos filmes foram divulgados por vários sites da imprensa francesa. A revista, no entanto, se manifestou dizendo que não confirmou oficialmente seus preferidos e sugerindo erros na digitação dos nomes.

O suposto "top 10" traz nas primeiras três posições o alemão “Toni Erdmann”, da diretora Maren Ade, o francês “Elle”, de Paul Verhoeven, e “The Neon Demon”, coprodução Estados Unidos, Dinamarca, França, do diretor Nicolas Winding Refn.

Também aparecem entre os melhores “Julieta”, do espanhol Pedro Almodóvar, e "Carol", de Todd Haynes, em que as atrizes Cate Blanchett e Rooney Mara vivem um caso de amor.

Apesar do reconhecimento internacional, "Aquarius" não foi indicado pelo Ministério da Cultura para disputar uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2017, Uma escolha que, para muitos, tem claro viés político.

O filme estrelado por Sonia Braga na pele de uma jornalista aposentada que se recusa vender seu apartamento no Recife foi indicado este mês ao Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente dos Estados Unidos.