Topo

Atriz de Harry Potter chorou mais morte de Dumbledore do que a de seus avós

Bárbara Gutierrez e Giovanna Mel

Do UOL, em São Paulo

03/12/2016 12h04

A atriz Evanna Lynch, a Luna Lovegood de "Harry Potter" esteve neste sábado (3) em um dos painéis mais cobiçados na Comic Con Experience 2016. Os fãs dos bruxinhos não economizaram na empolgação: a atriz conta que ao ouvir o barulho da plateia nos bastidores, pensou: "Eles sabem que eu não sou uma popstar?"

Usando um vestido cheio de estrelas e um sorriso singelo, parecia que a própria Luna estava segurando o microfone a poucos metros do público, que lotou o auditório Cinemark da CCXP.

A atriz fez parte dos quatro últimos filmes da saga "Harry Potter" e é uma fã assumida: "Eu nunca superei 'Harry Potter', até hoje estou ansiosa por 'Animais
Fantásticos e Onde Habitam', inclusive assisti o filme aqui no Brasil e  estou invejando o pessoal do elenco desta nova franquia."

Ainda no momento nostalgia sobre o filme, Lynch revela que Dumbledore, um dos personagens mais adorados da história, foi a morte que mais a chocou: "Eu chorei mais por ele do que pelos meus avós. Eu chorei por meses, coisa que não fiz nem por eles."

O futuro de Luna dentro do universo mágico criado por J.K. Rowling foi revelado pela autora e está mais relacionado à "Animais Fantásticos e Onde Habitam" do que se pode pensar. Luna se casa com Rolf Scamander e tem dois filhos gêmeos. O sobrenome não soa estranho aos fãs da história à toa.

"Na verdade, ela vira naturalista e se casa com o neto de Newth Scamander [protagonista de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam']", diz a atriz. "Eu adoro animais, me conecto muito a eles e entendo completamente porque a Luna se casou com ele!"

História com a franquia

Atualmente com 25 anos, a irlandesa disputou o papel de Luna quando tinha apenas 14 anos e desbancou 15 mil candidatas. Durante a seleção, os produtores dos filmes e a própria J.K. Rowling ficaram impressionados com a afinidade entre a adolescente e a personagem, o que lhe rendeu um lugar nos filmes.

Quando mais nova, Lynch começou a ler "Harry Potter" e chegou a escrever várias cartas à autora. O conteúdo ia desde pedidos de ajuda para superar seus problemas alimentares até pedidos para participar de algum dos filmes da obra. A autora respondeu as cartas da garota à mão, sem saber que um dia ela se tornaria uma das atrizes escaladas.

"Eu era uma grande fã de Harry Potter e tinha muitas inseguranças", comenta Lynch. "Meus amigos na vida real não eram tão bons quanto os amigos da ficção."

Esta é a primeira vez que Lynch vem ao Brasil. A atriz estará presente na CCXP para sessões de autógrafo, fotos e meet and greet no sábado e domingo (3 e 4 de dezembro).