Topo

Diretor de "Aquarius" será curador de novo centro cultural na Av. Paulista

Projeto do novo IMS (Instituto Moreira Salles) que será sediado na Avenida Paulista - Divulgação/IMS
Projeto do novo IMS (Instituto Moreira Salles) que será sediado na Avenida Paulista Imagem: Divulgação/IMS

Jotabê Medeiros

Colaboração para o UOL

05/12/2016 12h37

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor do polêmico "Aquarius", será o coordenador de cinema do novo IMS (Instituto Moreira Salles), centro cultural a ser aberto em julho de 2017 na Avenida Paulista, no número 2424. O cineasta foi escolhido, segundo a instituição, pela experiência de quase 20 anos como programador de cinemas no Recife.

IMS - Divulgação/IMS - Divulgação/IMS
Fachada do novo IMS
Imagem: Divulgação/IMS

"Gosto muito de trazer filmes, de mostrar filmes de muitos lugares que teriam ou não distribuição garantida no Brasil. Fazer programação é compartilhar, difundir, permitir que o amor pelo cinema seja amplificado", afirmou Mendonça, que dirige a Jornada Internacional de Cinema do Recife.

O IMS Paulista abrirá suas portas com uma mostra gigante do suiço-americano Christian Marclay, a videoinstalação "The Clock", vencedora do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2011. Trata-se de uma experiência cinematográfica de 24 horas de duração que usa milhares de fragmentos de filmes.

O centro cultural terá também, no seu quarto andar, uma filial da carioca Livraria da Travessa, uma instituição do Rio, além de uma filial do restaurante Mocotó, o novíssimo Balaio, do chef Rodrigo Oliveira, "com um olhar contemporâneo e não extravagante", segundo ele afirmou. Terá também café, biblioteca especializada em fotografia, sala de cinema e exposições.

Construído "sem incentivos fiscais", como frisou Flávio Pinheiro, superintendente do IMS, o edifício de 1,2 mil m2 foi erguido num terreno arrematado em leilão em 2003. "Não se está fazendo aqui um centro cultural por obrigação, está se fazendo por vontade", disse Flavio Pinheiro. "Não vai ter um grama de acervo, é todo voltado para o público".

Todo climatizado, com elevadores e escadas rolantes que reutilizam a própria energia para funcionar, com iluminação inteira de LED, o IMS Paulista tem um conceito sustentável e usa vidros de alta performance, laminados e insulados, para melhorar isolamentos térmico e acústico.

As novidades foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (5) em uma entrevista para jornalistas em São Paulo, na sede antiga do instituto, em Higienópolis.